7 dicas para turbinar sua moto off road

7 dicas para turbinar sua moto off road

Você certamente já viu aqui no nosso blog vários artigos sobre como escolher a moto off road certa para o seu lazer ou seu esporte de aventura. Também já falamos muito sobre como conservar a sua máquina e realizar a manutenção preventiva, para evitar qualquer susto no meio da trilha.

Vamos relembrar alguns destes toques e, depois, apresentaremos seis dicas super legais sobre como deixar a sua motoca com a sua cara, turbinada e personalizada. Bora viajar neste conteúdo?

Escolhendo o equipamento certo

Antes de comprar qualquer moto off road por aí, é fundamental saber pra que você vai utilizá-la. Existem diversas modalidades de esportes fora-de-estrada com motos, desde enduro até o motocross, em circuitos fechados. Há, também, os trilheiros, que usam as máquinas apenas par um passeio nada convencional aos finais de semana.

Por isso, as montadoras criaram séries diferentes, com características específicas de conjunto pensadas para que o piloto tenha o melhor desempenho e o máximo conforto durante a prática do seu esporte ou lazer. Praticamente todas as marcas tem equipamentos especiais para as modalidades off road existentes.

Um simples detalhe pode interferir completamente no sucesso do esporte que você for praticar. Imagine, por exemplo, uma moto com suspensão dura, rígida, numa pista de motocross cheia de costelas e saltos. Com certeza o piloto não terá conforto nenhum e, mesmo sendo uma moto off road, o equipamento não irá durar muitas voltas, pois os impactos são muitos.

Por outro lado, pense em uma moto com suspensão macia atravessando riachos e terrenos pedregosos. Vai parecer mais uma britadeira pulando pra lá e pra cá. Por isso, neste caso, a suspensão mais alongada e mais dura geralmente é a ideal.

7 dicas para turbinar sua moto off road

Onde comprar sua moto off road

Escolher uma moto off road pode não ser tão simples como se imaginava. Você precisa saber em qual modalidade irá utilizar, também quais são os diferenciais de cada marca e, claro, ver qual delas irá caber no seu bolso.

Por isso, o ideal é que você fuja de lojas que misturem motos de rua, de pista e motos off road. Escolha uma loja especializada apenas no fora-de-estrada. Lá você tem a certeza de que os vendedores saberão te indicar o melhor produto.

É o caso da Balasso, em Itaúna – MG. A Balasso já nasceu off road, pois foi criada por um piloto que viveu as competições mais importantes da década de 1990, além de ter a expertise de um engenheiro mecânico à frente do negócio. Tanta experiência faz com que muitos pilotos profissionais busquem a orientação do time Balasso na hora de comprar e fazer a manutenção das suas motos.

Além disso, a Balasso é patrocinadora dos principais campeonatos nacionais de motocross e enduro, além de apoiar pilotos que competem nestes e em outros torneios. A Balasso ainda fabrica e revende equipamentos para a maioria das motos.

Procure um vendedor que saiba te orientar sobre as marcas e modelos que atendem à sua modalidade, além de serem confortáveis para a sua altura e estilo de pilotagem. Lembre-se de que a distância entre o banco e o guidão é que vai dar firmeza na condução e, ao mesmo tempo, conforto para uma tocada prazerosa e divertida. A altura em relação aos pedais também é importante para ter sempre o controle total da sua moto em qualquer situação.

Por fim, o preço não deve ser o item principal da sua escolha. Às vezes, o equipamento mais em conta é justamente o que vai te servir como uma luva. Mas se não for o seu caso, não exite em investir um pouco mais numa moto off road que vai te dar segurança e que, inevitavelmente, irá durar muito mais.

7 dicas para turbinar sua moto off road

7 dicas para turbinar sua moto off road

Agora que você já comprou a sua moto off road, ou pra você que já tem uma máquina na garagem, chegou a hora de revelar as seis dicas de como deixá-la única e com a sua cara:

1 – Escolha itens de conforto

Parece luxo, mas na verdade é uma necessidade. Escolher itens de conforto definitivamente vai ser uma mão na roda. Isso porque as motos saem de fábrica com uma configuração padrão e feita baseada em uma média que leva em consideração altura, peso e tamanho de braços e pernas de pilotos de várias partes do mundo.

Por isso, é muito provável que a substituição de alguns itens torne a sua vida muito melhor em cima das duas rodas. Vamos começar pelo guidão, que pode ser trocado por outro com maior ou menor envergadura. Em algumas ocasiões, o suporte de guidão também é recomendado para regular a distância em relação ao banco. Normalmente, na moto off road, o guidão fica um pouco mais à frente, pois a posição de pilotagem é ligeiramente mais inclinada.

Em seguida, vamos para as manoplas e manetes. As manoplas, também chamadas de punhos, podem ser trocadas de acordo com a sua necessidade. Tem as mais finas e lisas, as mais recheadas e ranhuradas, com spikes, de borracha ou de EVA e por aí vai. Escolha aquela que não deixa a sua mão escorregar e nem ficar cansada de segurar.

Já as manetes são os controles de freio e embreagem. Na moto off road, o mais comum são manetes bem curtinhas e voltadas para baixo. Mas isso não é regra. Há pilotos que preferem manetes mais longas, que permite o acionamento com os últimos dedos das mãos. Há, também, manetes de metal e de plástico rígido. Escolha aquela que mais se adapte ao encaixe das mãos, não esquecendo de regular a posição mais para cima ou para baixo.

Outro item que está super na moda é a capa de banco. Existem infinitas possibilidades de capas, desde aquelas que somente cobrem o banco original para protegê-lo até as que reforçam o conforto. Estas últimas tem sido muito vendidas especialmente porque auxiliam no encaixe do piloto sobre a moto e aliviam bastante os impactos, diminuindo consideravelmente o cansaço ao pilotar em condições extremas, como no motocross.​​​​​​​

2 – Reforce a segurança

Se o conforto está OK, podemos passar para a segurança e, neste quesito, quanto mais, melhor. Por isso, vamos falar de alguns itens para sua moto off road que não podem faltar no seu tunning: os protetores.

Protetor de mãos: Em geral, as motos off road não saem de fábrica com protetores de mãos. Este é um item opcional. Muitos pilotos, inclusive, dispensam o seu uso. Mas há situações em que ele é fundamental: quando você é um piloto iniciante, que ainda não tem o total domínio da sua moto e quando a pista oferece riscos, como lançamento de pedras e lama pelos pilotos que seguem à sua frente.

Imagine levar uma pedrada lançada pela roda traseira de uma moto a 100km/h? Não vai ser nem um pouco legal, né? Do mesmo modo, a sujeira lançada pela moto à sua frente pode atrapalhar a sua condução. Por isso, tenha sempre na sua mochila um par de protetores de mão.

A sua moto off road também merece mais proteção. Afinal, ela sai de fábrica praticamente nua, com suas partes mecânicas à mostra. Não que isso afete a durabilidade da sua moto. Essas partes são blindadas e preparadas para enfrentar adversidades. Mas a prevenção é sempre a melhor alternativas e as mesmas situações que podem ocorrer com as suas mãos, acontecem também com a sua moto.

Um bom protetor lateral, por exemplo, além de dar um visual irado para sua máquina, irá protegê-la de impactos inesperados. Já o protetor de escapamento tem um efeito duplo: ao mesmo tempo que ele protege o cano de descarga da sua moto contra amassados e riscos, ele também protege a sua perna, caso ela escorregue do pedal. O protetor, neste caso, irá evitar que você se queime no cano em alta temperatura.

Existem, também, protetores inferiores, feitos de aço e preparados para salvaguardar o motor e o radiador da sua moto off road. São como o peito de aço de um carro e, em algumas motos, podem ser personalizados. Há, ainda, outros protetores que podem ser adicionados, como o de farol e o de tanque, mas estes vão depender das configurações da moto.

3 – Tunando com tecnologia

Existem acessórios para quem curte uma viagem sem abrir mão da tecnologia. Um deles, é o GPS com bússola integrada. Muitas motos já vem com estes dispositivos. Mas para aquelas que não tem, é uma boa opção para deixá-la mais atual.

Há, também, uma enorme variedade de suportes para smartphones, que se adaptam à maioria dos modelos e marcas de celulares e se encaixam perfeitamente no guidão da moto, ficando acessível, visível e protegendo o seu aparelho contra sujeira e impactos leves.

Ainda para os smartphones, existem bastões extensores, como o famoso pau-de-selfie, que se fixam diretamente na sua moto. Com eles é possível fazer imagens super maneiras da sua voltinha pelo mundo fora-de-estrada, sem se desconcentrar do caminho.

Câmeras e suportes de câmera: quem aí não conhece algum motoqueiro que tenha uma GoPro ou câmera similar? Pois hoje em dia, existem suportes para capacete, para carenagem e para guidão com a única função de sustentar estas câmeras. Que tal além de piloto, se tornar um videomaker? #fikadika

4 – Levando mala

Quem disse que as motos off road não permitem levar bagagem? E não precisa ser nas suas costas, numa mochila super pesada. Existem, sim, opções de malas e bagageiros para todos os tipos de motos, inclusive para moto off road. Claro que não é comum vermos um piloto de motocross saltando pelas pistas com um maleiro grudado na garupa, mas para quem vai pegar uma trilha por horas a fio, pode ser uma ótima opção para carregar o lanche.

Existem bagageiros de nilon, tectel, neuprene, couro e os mais simples, feitos de fios sintéticos e cobertos com uma espécie de capa de chuva, que protege seus pertences da água e da sujeira que pode voar pelo caminho. Escolha a sua e caia na estrada. Ou melhor: fora da estrada!

7 dicas para turbinar sua moto off road

5 – Acessórios para levar sua moto off road

Existem, também, os acessórios que vão te dar uma bela ajuda para levar a sua moto off road até o seu local de trabalho ou lazer. Entre eles, destacamos a rampa dobrável, que facilita bastante a retirada e a colocação da motoca na caçamba de caminhonetes e caminhões, por exemplo.

Outro acessório bem legal é o extensor de caçamba, feito para pick ups pequenas, como a Strada e a Saveiro. Com o extensor, você pode utilizar todo o espaço disponível e levar até duas motos sem a necessidade de virar o guidão, garantindo maior qualidade no transporte e evitando impactos indesejados.

E se o assunto é levar a sua moto off road de carona, não podemos esquecer dos bloqueadores de suspensão. Eles evitam o sobe-e-desce dos amortecedores e molas durante o percurso e, desta forma, contribuem para evitar o desgaste desnecessário destas peças.

6 – Kit mecânico

Se você estiver pensando em passear por locais afastados, onde não há sinal de celular, ou ermos, onde qualquer resgate deverá acontecer de forma rápida, é bom pensar, também, em ter um kit mecânico.

A primeira dica é comprar a fita para desatolar. Se no seu percurso houver uma dificuldade maior do que se esperava e a sua moto off road ficar atolada, é melhor contar logo com a fita para resolver o problema o quanto antes e seguir viagem.

Além da fita, os itens básicos de suporte são sempre bem-vindos: reparador e mini-bomba para inflar os pneus, chaves diversas para montagem e desmontagem de partes, cabo de energia para bateria e uma lanterna são ótimas opções para se levar numa trilha.

7 – Não se esqueça do piloto

Você comprou sua moto off road, colocou os acessórios mais bacanas, adquiriu os kits de segurança e manutenção e agora é só cair na poeira, certo? Nada disso! Se você investiu tanto na sua máquina, porque deixar a sua própria segurança de fora?

Para quem pratica esportes radicais com moto off road, a segurança é, sempre, a principal preocupação. Por isso, dispense um bom tempo na escolha dos equipamentos que vão compor o seu kit de piloto. Além de garantir a sua integridade física, eles também vão te ajudar a ter confiança na pilotagem e, consequentemente, alcançar as melhores performances.

Existem, por exemplo, vários modelos de capacetes, com viseira acoplada ou externa, com ou sem proteção de queixo e viseiras tapa-sol. Escolha aquele que se encaixe perfeitamente na sua cabeça, não deixando folgas ao redor do crânio e protegendo todas as partes.

Se você é iniciante ou vai se jogar nos saltos, não economize nos protetores de peito, cotovelos, joelhos e canelas. São estas as partes do corpo mais expostas numa queda e, sem estes equipamentos, você poderá sofrer diversas fraturas.

Use, também, botas e luvas especiais para a sua modalidade. Existem botas curtas e longas e luvas com proteção rígida ou apenas de tecido. Selecione os itens que te deixarão mais seguro e confortável para pilotar sua moto off road.

Conclusão

Espero que tenha gostado das nossas dicas! Para todas elas, existe um lugar onde você encontrará os acessórios certos. É a Balasso MotoSport. Você pode conhecer um pouco mais sobre a Balasso clicando aqui. Viva com adrenalina e sabedoria: segurança em primeiro lugar! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *