Como escolher as roupas adequadas para pratica off road?

Como escolher as roupas adequadas para praticar off road?

Para todos os esportes de aventura, uma palavrinha é sempre fundamental: segurança. E ela começa já na vestimenta. Por isso é fundamental saber escolher roupas para a prática off road que garantam proteção e conforto para os adeptos.

Os principiantes, especialmente, merecem uma proteção ainda maior, justamente pela falta de tempo, de experiência na prática destes esportes. Por isso, é essencial pesquisar, conhecer, experimentar e só então adquirir roupas para prática off road e equipamentos de proteção individual.

Isso vale não só para motoqueiros, mas para pilotos, co-pilotos e navegadores de jipeiros também. Isso porque todos os ocupantes dos veículos estão sujeitos a solavancos, quedas, esbarrões e outros acidentes que podem ocorrer.

Vamos mostrar, neste artigo, como escolher as principais peças das roupas para prática off road e também dos equipamentos de segurança mais utilizados.

Como escolher a camisa

Se você nunca vestiu nenhuma roupa para motocross, por exemplo, provavelmente irá chegar numa loja e procurar logo a que for mais barata ou daquela marca que você viu em alguma propaganda e, por isso, tem alguma afinidade.

Esta é uma medida de escolha muito rasa e que  nem sempre reflete a melhor opção. As roupas para prática off road possuem algumas características propositalmente criadas para dar mais segurança e conforto ao piloto.

Mas nem todas as camisas possuem esses elementos protetivos. Por isso, é importante observar alguns detalhes na hora de escolher a sua camisa:

  • Camisas de nylon, Lycra ou poliéster são as mais indicadas para a prática do motocross e também do enduro. Isso porque os tecidos sintéticos são bem mais leves do que os de algodão ou jeans. Prefira um destes três materiais na hora de escolher a sua camisa. Cuidado apenas com a espessura: se for uma camisa muito fina, é provável que elas não durem muito tempo e não suporte nem as pequenas quedas.
  • Camisas com enchimentos: assim como as utilizadas pelos goleiros, camisas off road também tem alguns pontos de enchimento, que normalmente são de espuma de polietileno, mas podem ser, também, de poliuretano. Estes enchimentos estão estrategicamente localizados no peito, cotovelos, ombros e, em algumas camisas, no dorso, às costas. Especialmente para os iniciantes, não é recomendado negligenciar estes enchimentos. Apesar de parecer finos, eles são suficientes para absorver impactos e evitar contusões, luxações e até problemas mais graves em caso de quedas ou colisões.
  • Tecnologia do tipo dry: A maioria das camisas, atualmente, oferecem uma opção de tecido com a tecnologia dry. Em poucas palavras, essa tecnologia é a que favorece a troca de calor do corpo com o ambiente, minimizando os efeitos do suor. Estas camisas permitem que o atleta sue, mas com a ventilação constante, a camisa mantém o corpo seco e não pesa sobre a pele. Camisas mais simples podem ter o efeito contrário: com o passar do tempo, o calor faz o praticante do off road suar e a camisa acaba ficando encharcada, colando no corpo do piloto, pesando e limitando os movimentos.
  • Filtro UV: também não são raras as camisas com filtro UV. Roupas para prática off road com filtro UV são aquelas que refletem os raios UV-A e UV-B, que são as radiações solares mais agressivas. Portanto, se você irá praticar o off road durante o dia – e muito provavelmente irá mesmo – é melhor pensar na possibilidade de comprar uma camisa com este fator UV ativo.

    Parece um detalhe, no começo, mas é fácil perceber quem usa ou não este tipo de camisa ao final de uma prova. Basta comparar principalmente os braços e costas dos pilotos e ver quem está com a pele mais queimada de sol. Este, provavelmente, não usa camisa com esta tecnologia. Em média, o valor deste tipo de roupa é de 20% a 30% mais caro do que as demais. Um investimento que, de fato, vale à pena.
  • Aplicações emborrachadas: se você curtiu a ideia dos enchimentos, imagine os apliques emborrachados. Além de oferecerem uma proteção a mais para o piloto, estes apliques também garantem uma resistência maior da camisa. Portanto, ela irá, com certeza, durar mais tempo do que as outras.
Como escolher as roupas adequadas para pratica off road?

Como escolher a calça para prática do motocross

Assim como as camisas, as calças também tem vários níveis de proteção e de qualidade. Também é importante escolher as fabricadas com tecidos sintéticos. As de lycra, por exemplo, oferecem maior flexibilidade, pois elas se esticam com maior facilidade. Já as de nylon ou poliéster, apesar de não serem tão flexíveis, são leves e confortáveis.

Mas existem, também, algumas características que devem ser observadas na hora de comprar uma calça para motocross:

  • Existem calças mais simples, que tem apenas um tecido na sua composição e, geralmente, não possuem forro. Há outras que possuem dois tecidos, sendo um principal, para a calça em si e outro para o forro. A função do forro é bastante simples e muito útil: evitar que a calça, mesmo molhada, grude nas pernas do atleta e fiquem pesadas e desconfortáveis.
  • Tecidos respiráveis: Muitas calças, atualmente, são feitas com tecidos que permitem que a pele respire e sue sem interferir no conforto e na mobilidade do piloto. São calças que tem o forro interno e, ainda assim, são fabricadas com um tecido que permite a troca de calor da pessoa com o ambiente.
  • Resistência ao calor: calças de motocross devem ter um reforço na parte interna, com elementos que tenham resistência ao calor. Isso é fundamental para evitar queimaduras no escapamento ou no motor das motos. Essas queimaduras são mais comuns do que se imagina, principalmente com pilotos que estão iniciando na prática do off road.

    Existem modelos cuja proteção contra proteção contra o calor está na própria fibra do tecido e também outros, com uma espécie de barreira na parte interna da calça. Estas oferecem, claro, uma resistência ainda maior.
  • Cinta com proteção: Existem no mercado alguns modelos de calça que tem uma cinta, em vez da simples amarração por corda. Essa cinta foi criada para oferecer uma proteção a mais para o abdômen e para as costas do piloto, além de auxiliar na correção da postura do atleta ao pilotar.
Como escolher as roupas adequadas para pratica off road?

Como escolher as botas para off road

Uma das partes que mais sofrem lesões no motocross é o tornozelo. Por isso, na hora de comprar as botas que irão compor o estilo das suas roupas para prática off road, é essencial pensar naquelas que oferecem a melhor proteção para a canela e para a panturrilha.

Isso significa que não basta serem botas que tem apenas um tecido ou uma extensão de neoprene, por exemplo. É importante que seja uma bota inteiriça, ou seja, constituída em toda a sua extensão com os mesmos materiais protetivos que envolvem o pé.

Uma outra característica essencial é a biqueira ou ponteira de metal. Em geral, são feitas de aço, mais resistente. Mas existem opções de biqueiras em alumínio e até ligas de metal mais simples. Por isso, é importante conferir qual é o material que vai atendê-lo melhor e caber no seu bolso.

Também é bom observar o solado. Botas que são muito lisas ou cuja sola é feita de material plástico tendem a se desgastar mais rápido e não oferecem muito atrito. Isso pode causar alguns escorregões dos pés nos pedais. As solas de borracha, além de darem flexibilidade às botas, permitem um melhor contato do piloto com a máquina e, consequentemente, maior segurança e confiabilidade na pilotagem.

Como escolher as luvas para off road

Sim. As mão também precisam de proteção. Trilhas e obstáculos de pistas motocross são um convite para machucados nos dedos. Muitas pessoas se esquecem deste pedaço do corpo que é tão importante no controle das motos e prefere usar equipamentos que não oferecem a mobilidade, o conforto ou a proteção necessárias para as mãos.

Assim como as camisas, as luvas também já contam com uma série de soluções tecnológicas na sua construção, desde tecidos à base de licra ou neuprene, até aplicações emborrachadas, que promovem o chamado grip, que é o maior contato com as manetes do guidão da moto. Outra solução importante são as capas de plástico sobre as falanges, que impedem contusões nos dedos.

Como escolher as roupas adequadas para pratica off road?

Roupas para prática off road: equipamentos

Claro que além das roupas, existem ainda os equipamentos que ajudam a elevar a segurança, como já dissemos lá nos primeiros parágrafos. Estes equipamentos são importantes, especialmente para aqueles que estão começando no esporte.

Vale lembrar que, no caso das motos, o corpo é o pára-choques, ou seja: qualquer impacto ou queda, é ele quem irá sofrer diretamente os efeitos. Por isso, principalmente para os jovens e aqueles que estão começando. Novamente, é importante não pensar apenas no preço ou na marca, mas sim naquele equipamento que irá se adaptar ao uso do piloto.

Como escolher as roupas adequadas para pratica off road?

Capacete

O capacete é fundamental na vida de qualquer piloto. Seja nas motos ou nos carros, ele está ali para proteger uma das partes mais importantes do seu corpo, que é justamente a sua cabeça. Por isso, economizar no  custo do capacete é uma alternativa que não deve, sequer, ser cogitada.

Aqui também cabe lembrar que existem várias marcas, modelos e padrões de qualidade e mesmo alguns capacetes que possuem selo de qualidade do Inmetro podem não ser ideais para a sua segurança.

Outro erro muito comum é pensar que os capacetes comuns, de uso urbano, são suficientes para proteger o piloto numa situação off road. Não. São usos diferentes e, consequentemente, modelos, designs e fabricações diferentes.

Para o off road, é importante considerar algumas características essenciais:

  • Design apropriado para o uso fora de estrada, com a queixeira mais proeminente e um pára-sol acima da viseira são marcas registradas dos capacetes de motocross. No caso dos jipes, geralmente os capacetes não possuem queixeira.
  • Espaço para o encaixe dos óculos de proteção: os capacetes de motocross possuem um espaço adequado para o encaixe perfeito dos óculos de proteção. Eles são mais seguros do que o uso de uma viseira, quando se trata dos esportes de aventura e, por isso, os capacetes já vem com um desenho especial para o encaixe deste acessório.
  • Ajuste mais refinado do encaixe da cabeça: os capacetes para off road tem uma circunferência interna mais modelada, diferente dos capacetes comuns. Por isso, é bom medir, com a fita métrica, a sua cabeça, posicionando a fita acima das sobrancelhas e por cima das orelhas. Nos adultos, é comum o uso de capacetes com circunferência entre 48 e 56 cm.
  • Extensão neck brace: você pode comprar o colar cervical à parte ou, em alguns casos, já adaptado ao capacete. A ideia é semelhante ao protetor utilizado na Fórmula 1. Alguns modelos de capacetes já vem com o encaixe específico das presilhas do protetor cervical.

Joelheiras e ombreiras

Parece óbvio, mas se você vai adquirir equipamentos de proteção para o uso de motos off road, é altamente recomendável levar no seu pacote um par de ombreiras e joelheiras. Mas há alguns motivos além da simples proteção, em si.

Quando o piloto usa estes dois equipamentos, ele consegue cair de forma anatômica, ou seja: numa situação de acidente, é mais fácil o piloto cair e se apoiar nos ombros ou nos joelhos, que estão bem protegidos e, assim, preservarão outras partes do corpo mais expostas.

Ainda assim, muita gente se esquece ou simplesmente prefere não comprar estes itens. Acreditam que eles vão pesar ou limitar os movimentos. De fato, as ombreiras e joelheiras mais simples podem, sim, comprometer em parte a mobilidade do piloto. Mas no geral, os equipamentos de qualidade não sofrem deste mal.

Em síntese, todas as roupas para a prática off road possuem seus acessórios mais compatíveis, aqueles que irão se encaixar perfeitamente ao formato do corpo do piloto. Isso inclui as ombreiras e as joelheiras. Todas elas são feitas de plástico, algumas em polietileno e outras em polipropileno.

As primeiras, absorvem mais impacto, porém quebram com facilidade. Já as segundas, de polipropileno, oferecem uma resistência mais alta, porém tendem a ser mais desconfortáveis. Por isso, geralmente são mais almofadadas do que as de polietileno.

Como escolher as roupas adequadas para pratica off road?

Peitoral e cotoveleiras

Atualmente, existem vários modelos de protetor peitoral para prática off road. A maioria, externa, se parece com uma espécie de armadura. São feitas em plástico, geralmente o polietileno e absorvem bastante impacto. Podem parecer frágeis, porque normalmente não suportam muitos acidentes mas, na verdade, são feitas exatamente para sofrerem toda a deformação de um impacto, preservando a integridade do seu corpo.

Já os peitorais internos não são equipamentos de proteção, mas sim acessórios extras, que vão ajudar os externos. Eles são como coletes acolchoados, colocados por dentro da camisa, mas podem limitar os movimentos em alguns casos.

Por outro lado, as cotoveleiras evoluíram bastante e hoje em dia se parecem um pouco mais com as utilizadas no skate, por exemplo. São mais flexíveis e emborrachadas e também absorvem muitos impactos. As mais comuns ainda são as de polietileno. São também as mais baratas. na maioria das vezes.

Há, entretanto, algumas articuladas, com tecnologia de neoprene, dois a três tipos de borracha e com costuras reforçadas. Elas também ajudam o piloto a cair se protegendo de contusões mais sérias, em partes mais expostas do corpo.

Conclusão

As roupas adequadas para praticar off road evoluíram muito nos últimos anos. Entre as principais mudanças, estão a incorporação de elementos emborrachados, o uso de tecidos anti calor e com mais respiro para a pele.

Entre os equipamentos de segurança, também temos evolução nos materiais construtivos e nos designs, que favorecem o movimento livre dos pilotos.

Por isso, é importante visitar uma loja especializada, como a Balasso, para conhecer cada item e poder comparar antes de realizar a compra. Os consultores da Balasso, por exemplo, estão prontos para orientarem passo a passo nesta escolha, desde a camisa até as joelheiras.Você pode conhecer mais sobre a Balasso clicando aqui. Fique ligado, também, nos próximos artigos que vamos publicar no nosso blog. Para ver outras notícias, clique aqui. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *