benefícios do off road

7 benefícios do off road para a vida

Sair dos centros urbanos, pegar aquela estrada de terra, levantar poeira, encher a roupa de barro. Parece um programa desagradável, mas é só mostrar os benefícios do off road que a opinião muda completamente.

Hoje em dia, mais de 60% da população brasileira mora em grandes cidades, vivendo rotinas estressantes, em ambientes poluídos e que desgastam a saúde rapidamente. Neste cenário, muitas pessoas estão buscando o contato com a natureza como forma de melhorar a qualidade de vida. E, na maioria das vezes, é necessário sair destes centros urbanos e alcançar as zonas rurais e, para isso, é preciso ter um veículo, seja uma bike, uma moto ou um carro.

O Brasil é, por natureza, um país especial para a prática de esportes como o motocross e o enduro. É um dos maiores e mais complexos países do mundo, detentor de uma grande variedade de biomas e geograficamente composto por uma infinidade de particularidades regionais.

Isso, aliado ao desejo pela vida saudável, com a sensação de liberdade, tem gerado, nos últimos anos, um forte crescimento na procura pelas atividades consideradas de aventura. Os esportes radicais são uma importante fonte de renda para milhares de pessoas em todo o país e significativa na fatia do turismo.

Em Minas, os roteiros turísticos oficiais, como a Estrada Real e o Circuito das Águas já se adaptaram para receber os motoqueiros e jipeiros que procuram por adrenalina fora das rodovias. Muitas pousadas vem se especializando no atendimento a este público, oferecendo serviços especializados, de acordo com a rotina e os horários dessa turma, que normalmente é diferente da rotina e horários dos demais hóspedes.

O crescimento dos esportes fora de estrada estão intimamente ligados aos benefícios do off road para a nossa vida. Neste artigo, iremos listar sete deles. Vamos lá?

benefícios do off road

1. Benefícios do off road como atividade física

Se você acha que por serem motorizadas as motos de trilha são fáceis de guiar, está enganado. O motocross é um esporte que exige – e muito – do nosso corpo. É preciso muita força muscular, energia, estratégia e raciocínio rápido para superar os obstáculos em alta velocidade e sobre duas rodinhas.

Os jipes também requerem um grande esforço físico dos pilotos e copilotos. Além de ter força no braço, para controlar volante e câmbio, muitas vezes é necessário sair do carro e literalmente colocar o pé na lama para desatolar ou ajudar a equilibrar o carro e sair de situações complicadas.

Além de tudo isso, os benefícios do off road como atividade física incluem o aumento da capacidade respiratória e da resistência cardiovascular, melhora considerável no raciocínio, na concentração e no pensamento lógico e o aumento do controle motor.

2. Benefícios do off road para a família

Uma característica interessante nos esportes off road é o envolvimento da família. Mesmo que apenas um membro, de fato, pratique alguma modalidade, é comum ver pais, filhos, irmãos e outros parentes participando de alguma forma, seja no preparo dos equipamentos, limpeza das roupas, na torcida em campeonatos ou acompanhando as viagens pelas redes sociais.

Este é um dos benefícios do off road mais importantes, porque promove a convivência familiar em torno de temas saudáveis, como a prática esportiva e a preservação ambiental, por exemplo. Também é muito comum filhos e irmãos mais novos se influenciarem pelos mais velhos e começarem no esporte, seguindo os passos de quem já é da família.

Para os papais e mamães, esta é uma dica especial: esportes off road são ótimas oportunidades para tirar as crianças e adolescentes do sofá e desligá-los, por um bom tempo, dos computadores e celulares!

benefícios do off road

3. Integração com a Natureza

O contato com a Natureza é um item considerado importante na qualidade de vida, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, que vem contribuindo com pesquisas no mundo todo sobre o assunto.

Estar em ambientes naturais é o que faz existirem os esportes off road. Cada vez mais, as pessoas buscam pelos ambientes não-urbanos para a prática de todo tipo de atividade, por entenderem que há muitos pontos positivos nesse convívio.

Por isso, os benefícios do off road também se estendem a esta área, a da integração com a Natureza. Conhecer novos lugares, passar por paisagens deslumbrantes, refrescar-se na beira de um rio ou à sombra de árvores são ótimos ativadores daquela sensação de satisfação e de liberdade que a gente tanto procura no dia-a-dia.

Outro ponto importante é que este contato frequente com a fauna e a flora despertam o interesse pela preservação ambiental, especialmente nos mais jovens, que vão crescer mais conscientes de seus papéis como multiplicadores do meio-ambiente.

4. Desenvolvimento de habilidades

Quem nunca se encantou com aqueles vídeos de manobras radicais dos X-Games? Claro que lá estas manobras são executadas por exímios profissionais, que treinam exaustivamente por anos até atingirem aqueles níveis de excelência.

Mas mesmo para praticantes amadores, os esportes off road são excelentes para o desenvolvimento de habilidades específicas ao longo do tempo. No caso das motos, por exemplo, o equilíbrio, o controle motor e a velocidade de raciocínio. Nos carros, a estratégia, a noção de espaço e de tempo e a memória são bastante estimuladas durante um passeio por trilhas e morros.

Os pequenos também podem começar desde cedo. Existem mini-carros  e mini-motos já preparadas para a prática destes esportes. E os benefícios do off road para as crianças são ainda mais evidentes. O aumento do nível de concentração, a rapidez no aprendizado e também a melhora nas habilidades motoras são facilmente observadas. Claro, é sempre preciso ter a supervisão dos adultos e os principiantes devem começar em pistas adequadas e com segurança apropriada.

benefícios do off road

5. Convívio social e novas amizades

Uma das características mais citadas pelos praticantes de esportes radicais é a facilidade em conhecer novos amigos. Nos esportes off road, esse também é um dos benefícios. Como são praticados normalmente em grupos, esses esportes permitem a convivência de equipes, sejam amadoras ou profissionais, famílias e admiradores por onde passa.

É muito comum que os vínculos de amizade criados durante a prática do off road se tornem duradouros, o que geralmente leva à criação dos chamados clubes, como os de motocross e de enduro que se espalham pelo país.

Novamente citando os mais jovens, o uso das redes sociais tem contribuído para que novos grupos se juntem pelo interior do país, criando novos cenários para o off road.

6. Off road é bom para ficar offline

Para os pais que querem encontrar alguma forma de tirar os pequenos da frente dos celulares e computadores, a prática de qualquer esporte é sempre muito recomendada. Mas os esportes de aventura e, em especial os off road, são ainda mais eficazes nesta estratégia.

Isso porque eles aliam vários tipos de conhecimentos e curiosidades que são aguçadas aos jovens. Pode-se trabalhar, por exemplo, a mecânica e a engenharia das motos, carros, quadriciclos e outros veículos usados neste tipo de atividade, proporcionando-lhes a oportunidade de aprender sobre cada um de deixá-los escolher aquele que mais agradar.

Também se aprende muito sobre a geografia física e os sentidos de localização. Por mais que atualmente existam aparelhos de GPS específicos para o off road, é importante saber se localizar, ter uma boa noção geográfica até mesmo para interpretar os dados oferecidos pelos sistemas de navegação.

Outro conhecimento fundamental é o da física, que acaba sendo desenvolvida com a observação de ângulo de entrada e saída, potência, velocidade e outras partes da mecânica de movimentos.

Tudo isso contribui para que os adolescentes busquem outras fontes de diversão além da própria prática do motocross ou da trilha, por exemplo. Isso os mantém mais tempo afastados das redes sociais, dos jogos eletrônicos e do uso excessivo do celular.

Vale dizer que o uso das tecnologias é sim importante para os jovens e que nosso intuito, neste artigo, é mostrar opções que ajudam a controlar apenas o tempo de exposição a estas tecnologias, auxiliando a evitar os excessos que, estes sim, são prejudiciais.

7. Autoestima

De todos os benefícios do off road, a melhora na autoestima é, para muitos, o ponto principal. O fato é que estes esportes geralmente tem o objetivo de vencer obstáculos, geralmente naturais. E cada vitória conquistada por seus praticantes se torna motivo de orgulho e contribui para elevar a autoestima.

Geralmente, nos encontros de motoqueiros e jipeiros, as competições existem, mas estão longe de terem rivalidade. Nestas provas há vencedores, mas não há perdedores pois, segundo os próprios motoqueiros, o mais importante é participar e evoluir junto com toda a equipe. É muito comum, por exemplo, adversários comemorarem as manobras radicais que os outros acertam, algo parecido com o que ocorre no skate.

Por tudo isso, são comuns os relatos de pessoas que dizem ter vencido o estresse, o cansaço e até quadros de depressão com a prática do off road, tanto nos carros, como nas motos.

benefícios do off road

Onde praticar off road

Atualmente, tanto no entorno dos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, como nas cidades do interior, a prática de atividades off road vem se popularizando. Existem centenas de clubes de motocross, jipe e bicicross espalhados pelo país, além de lojas especializadas no comércio de equipamentos e acessórios próprios.

É o caso da Balasso, que é especializada na comercialização e manutenção de motocicletas, jipes e outros automóveis off road.

Para começar no mundo das trilhas, é sempre importante ter os equipamentos e os acessórios certos. Existem várias categorias dentro de cada esporte a motor, inclusive no off road. Por isso, procure a orientação de um profissional para iniciar no mundo off road.

A Balasso atende pilotos profissionais e amadores, revendendo motos e os principais equipamentos e acessórios das marcas mais qualificadas do mercado e atua em toda a região do entorno de Itaúna, no centro-oeste mineiro.

A região é muito procurada pelos aventureiros por causa da grande diversidade de cenários para a prática de off road. São trilhas que passam dentro de grandes fazendas até matas fechadas, com estradas de terra, pedras e outros obstáculos.

Mas há uma infinidade de outras localidades espalhadas pelo país se destacando no mercado off road. Mato Grosso, Goiás, Tocantins, o sertão nordestino e as regiões de serra do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná também concentram grande número de praticantes das modalidades mais comuns, o motocross e o enduro ou trilha com jipes e utilitários.

Também há uma evolução na cena off road do Rio Grande do Sul e nas regiões de Foz do Iguaçu e serrana do Espírito Santo.

Off road no mundo

A profissionalização dos esportes de aventura tem rendido bons frutos ao redor do globo. Segundo um levantamento da Travel Leaders Group e da Adventure Travel Trade Association (ATTA), somente em 2018 o turismo de esportes radicais movimentou mais de 600 bilhões de dólares em todo o mundo.

Grande parte deste turismo está relacionado às centenas de novos campeonatos de várias modalidades que vem surgindo e crescendo em vários países. Destacam-se, aí, regiões como o leste europeu, oriente médio e países nórdicos, que aproveitam as suas temporadas de gelo para incrementar ainda mais a aventura dos esportes off road.

No entanto, os esportistas amadores também seguem crescendo. Estima-se que, em 2023, o mercado de esportes de aventura cresça 200% em relação a 2019. Neste contexto, o motocross aparece na liderança, com um crescimento médio de 25% ao ano, desde 2016.

Existe, inclusive, um movimento para a inclusão do motocross como esporte olímpico, assim como o mountain bike.

Os benefícios do off road para a nossa vida são evidentes e vem sendo descobertos por muitas pessoas no Brasil, assim como no exterior. Falando especificamente do motocross, somos um dos países mais privilegiados. Temos uma infinidade de cenários excelentes para a prática dos esportes sobre duas rodas.

Com um litoral extenso, com mais de 7 mil quilômetros, as dunas que existem em várias partes de norte a sul começaram a ver visitantes diferentes dos tradicionais bugs. São as motos, que também já estão dando as caras nas montanhas rochosas de regiões como a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros.

Também temos os mares de morros em Minas, com suas vastas serras que sobem e descem entre vales de rios. Minas, aliás, é o estado brasileiro com o maior número de municípios: 853 e, deste total, cerca de 80% tem menos de 15 mil habitantes. Isso faz com que a prática do off road com motos se popularize com maior velocidade do que em outros estados.

Com os núcleos urbanos mais afastados uns dos outros, Minas oferece uma imensa variedade de caminhos além das estradas pavimentadas, que ainda são minoria no interior. Neste contexto, os motociclistas começaram a inventar novas formas de cruzar os morros para chegarem aos seus destinos e o que era uma necessidade de locomoção acabou se tornando um hobby que, posteriormente, evoluiria para o esporte.

No interior de São Paulo, o motocross se desenvolveu nas pequenas e médias cidades, com foco nas pistas montadas para os saltos de obstáculos. Hoje em dia, a região abriga uns dos principais centros de treinamento e competições da modalidade no país.Fique por dentro do mundo off road acessando nosso blog. Basta clicar aqui. E para conhecer mais sobre a Balasso, clique aqui. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *