Peças para off road: onde encontrar os melhores produtos?

Peças para off road: onde encontrar os melhores produtos?

Muita gente entra no mundo dos esportes de aventura acreditando que é tudo igual e que o mais barato é sempre a melhor opção. Quando se trata de equipamentos e peças para off road, não é bem assim. Além de existirem inúmeras marcas, com qualidades e preços diferenciados, ter um fornecedor de confiança é super importante. Saiba, aqui, o por quê.

A diferença entre comprar e comprar bem

Antes de mais nada, vamos abrir um parêntese para elucidar um conceito fundamental: comprar. Para muitos, uma boa compra é feita quando se economiza ao máximo. Para outros, o que vale é a marca, a etiqueta do produto. E para outros ainda, o atendimento do vendedor é o que vai determinar o ato da compra.

No mercado das peças para off road a regra é a mesma, assim como acontece em praticamente qualquer mercado consumidor. O problema é que, especificamente neste nicho, existem centenas de marcas de peças, dos mais variados lugares do mundo e com as mais variadas qualidades e preços.

Por isso, é importante pesquisar antes de sair gastando. Primeiro, busque informações sobre as peças que são originais ou compatíveis com a sua moto. Depois, veja entre as opções, aquelas que oferecem mais qualidade, maior durabilidade e, claro, o menor custo. Só então vá até uma loja que te ofereça exatamente as soluções certas.

Também é muito importante que você procure por fornecedores que entendem, de verdade, sobre o que estão vendendo. Hoje em dia, são muito comuns lojas e revendedores que até tem uma boa variedade de insumos para a sua máquina, mas na hora de vender demonstram pouco conhecimento, o que pode te induzir a uma compra errada.

Vendedores de boas lojas passam por treinamentos constantes, recebem instruções sobre novidades que passarão a oferecer nas lojas e, principalmente, conhecem o assunto. Especialmente no mundo dos esportes radicais, é necessário que sejam mais consultores do que vendedores, pois o piloto nem sempre é o mecânico da sua própria moto, principalmente aqueles que estão começando a vida de aventura.

Peças para off road: onde encontrar os melhores produtos?

Peças para off road: nacionais ou importadas?

Este é outro mito que se formou ao longo dos anos e que, agora, vem sendo derrubado. Durante algumas décadas, muitas revendas de peças para off road pregavam que os produtos de origem importada eram melhores do que os nacionais.

Por trás deste comportamento, existia uma cultura de achar que o consumidor dava mais valor ao que é de fora, mas isso não é verdade. A questão esbarrava justamente no fato de que muitos pilotos não entendem tanto de mecânica e, por isso, acabavam pedindo a opinião dos vendedores, que empurravam os importados a todo momento.

Atualmente, com o fácil acesso a informações sobre as motocas, qualquer um pode saber exatamente quais são os componentes originais e aqueles que, mesmo não sendo originais, são compatíveis e oferecem uma performance bem próxima da peça que vem de fábrica.

Por isso, não é bom não cair na conversa de que tudo que é importado é melhor. Isso vai depender, e muito, do seu equipamento. Marcas tradicionais, como Honda, Yamaha e KTM, por exemplo, trabalham praticamente apenas com materiais nacionais.

Já as marcas estrangeiras, como BMW, Ducati e Kawasaki, por sua vez, podem sim exigir complementos importados, que não possuem equivalentes produzidos aqui, no Brasil.

Por isso, a indicação, novamente, é pesquisar antes e conhecer quais são as peças para off road que a sua moto aceita: nacionais ou importadas, originais e compatíveis.

Escolha um fornecedor de confiança

O mercado dos esportes off road vem crescendo a passos largos no Brasil, especialmente nas cidades do interior e ao redor dos grandes centros urbanos. Como já dissemos em outros artigos, a geografia bastante irregular, aliada à falta de espaços para esportes dentro das grandes cidades, tem incentivado a prática do motocross e de outros esportes off road.

Com este crescimento vieram, também, uma infinidade de lojas de equipamentos, acessórios e peças para off road. Algumas grandes, outras menores, algumas com profissionais que conhecem sobre o assunto e outras nem tanto.

No meio desse emaranhado, o atleta tem que saber identificar aquele que será o seu fornecedor de confiança. Um bom exemplo é a Balasso Motos Sport, que fica na cidade mineira de Itaúna. Lá, pilotos, mecânicos e admiradores do off road encontram uma grande variedade de máquinas, equipamentos, acessórios e peças para off road.

Além disso, a Balasso também faz a manutenção das motos, feita por um time que vive nas pistas e trilhas. Essa vivência garante o acerto nos ajustes para cada piloto, de cada categoria e modalidade.

Peças para off road: onde encontrar os melhores produtos?

Referência em peças para off road

 Que tal comprar com quem realmente entende do assunto? Na Balasso Motor Sport é exatamente essa experiência que você terá. O off road está na essência da empresa, cujo fundador participou das maiores competições de off road do país nos anos 1980 e 1990.

Está, também, na sua trajetória como engenheiro mecânico, que o levou a evoluir a sua primeira oficina mecânica, inaugurada no ano 2000, até chegar a um dos maiores centros de importação e distribuição de peças para off road do país.

Além disso, a Balasso também fabrica componentes, seguindo rigorosos padrões de qualidade implementados pelas principais montadoras de veículos de competição, oferecendo aos pilotos e mecânicos materiais de alta qualidade e custos atrativos.

Ou seja: na Balasso, você será atendido por quem conhece, de verdade, todas as etapas dos esportes off road. Por isso, ao longo da última década, a companhia vem se firmando como uma referência no mercado de peças para off road, tanto pelos insumos que importa e comercializa, como pelos que produz com a própria marca.

A Balasso no cenário esportivo off road

Movida pela paixão por off road, a Balasso patrocina, atualmente, duas categorias de enduro, o HEBS – Hard Enduro Brasil Series e o CBEF – Campeonato Brasileiro de Enduro Fim. Além destas competições, a empresa também patrocina vários pilotos, como os irmãos Rigor Rico e Ripi Galileu, Rogério “Brutão” Racing, Gustavo Furlaneto e Luiz Fernando “Galinha 690”, por exemplo. Também temos uma parceria com o piloto e youtuber Patrick Gaspareto, do canal Gaspareto5.

Todos estes apoios existem porque a Balasso acredita no que faz, no que fabrica e no que vende. Por isso, é a escolhida por muitos atletas, profissionais e amadores, como fornecedora de confiança de equipamentos, peças para off road e também para a manutenção de suas máquinas.

Também por entender a rotina das equipes envolvidas com várias competições ao longo do ano, a Balasso cumpre à risca seus prazos de entrega e oferece comodidade e tranquilidade para quem precisa de consertos ou reposição de peças em suas motos.

Como encontrar os melhores produtos off road

Comprar peças para off road pode não ser uma tarefa simples, especialmente para quem é amador ou está começando a carreira. Por isso, é muito comum ter alguma indecisão ou indefinição na escolha por marcas ou modelos e, neste caso, muita gente acaba considerando o preço acima de todas as outras variáveis.

Pensando nisso, vamos dar 5 dicas sobre como comprar peças para off road

  1. Conheça seu equipamento:
    Parece uma dica óbvia, mas é sempre importante ressaltar: conheça e compreenda o seu equipamento. Tenha curiosidade de mexer nele, tocar, se sujar de graxa e óleo. Leia o Manual do Proprietário. Lá você já terá uma ótima fonte de informações relevantes sobre o funcionamento e a manutenção da sua motoca.

    É importante conhecer bem a sua máquina porque isso já te dá uma vantagem na hora de ir para as compras: não ser enganado por mecânicos e vendedores que tem pouco conhecimento ou querem lucrar mais. Além disso, irá te ajudar a reduzir o leque de opções, permitindo fazer uma escolha mais assertiva na hora da compra.

  2. Faça manutenções preventivas:
    As revisões e demais manutenções preventivas já te dão uma boa noção de quais são as peças que sua moto usa (se são nacionais ou importadas, por exemplo). Acompanhar o mecânico durante estas manutenções programadas também é muito importante para que você compreenda, não só o funcionamento da sua moto, mas também como é feita a montagem dela e, portanto, que tipo de peças são utilizadas.

  3. Converse com outras pessoas:
    Aproveite a família off road para conversar com outros pilotos, mecânicos e outras pessoas que conheçam sobre a sua moto. Elas podem dar dicas valiosas de quais peças para off road e acessórios que podem ser compatíveis com o seu equipamento e te ajudar a economizar nas manutenções.

  4. Pense não só no motor:
    Uma moto não é feita apenas de motor, banco e guidão. Principalmente as off road. Considere, no seu plano de investimento, as peças que compõem todo o conjunto, como a carenagem, as manoplas, os pedais, os protetores de motor e de chassi e até um bom rastreador via satélite.
    Estes equipamentos são essenciais para melhorar a sua pilotagem, garantir mais estabilidade e, claro, a sua segurança sobre duas rodas. E sim: tudo isso irá variar de acordo com o seu corpo (peso, altura, comprimento de braços e pernas etc).
    Por isso, nem sempre o que vem de fábrica é o que irá servir para você. Talvez seja necessário substituir alguns destes componentes para que você consiga obter a melhor ergonomia e a máxima eficiência com a sua moto.

  5. Não esqueça do capacete
    Se você pensa que acabou por aí, está enganado. Falta o principal item de segurança na vida de qualquer piloto, de qualquer modalidade off road: o capacete. E na hora de escolher o seu, também pode haver algumas dúvidas importantes. Por isso, vamos dar uma esclarecida básica sobre eles nos próximos parágrafos.
Peças para off road: onde encontrar os melhores produtos?

Como escolher o melhor capacete para off road?

Não existe, de modo geral, um padrão para formato, material construtivo, peso, desenho nem dureza dos capacetes. E isso causa, sempre, uma série de dúvidas na hora de escolher aquele que irá te acompanhar e proteger durante a sua vida fora-de-estrada.

Primeiramente, é importante deixar claro que não estamos colocando aqui as melhores marcas e sim aquelas que são mais procuradas atualmente. Não é, portanto, um ranking comparativo. É apenas o elenco de algumas opções interessantes e que certamente oferecerão um modelo ideal para você.

Também consideramos que o capacete é um dos itens que confere a personalidade do piloto, como arrojo, agressividade, ousadia, leveza, alegria entre outras qualidades. Por isso, selecionamos quatro marcas que já são consagradas no mercado off road. Escolha a sua!

  • Peels: mundialmente conhecida, não apenas no mundo off road mas também no uso urbano, a Peels é uma marca que abusa das cores, dos grafismos e que busca inspiração em diversas culturas, inclusive no Brasil. Em geral, seus equipamentos são produzidos em plástico ABS de alta resistência.
  • Norisk: está mais presente nas ruas do que nas estradas e tem como principal foco a criação de capacetes bem compactos, que aliam segurança e conforto com a ocupação do menor espaço possível. Também investem na aerodinâmica como forma de ajudar na performance dos pilotos.
  • Shark: a marca francesa vem se tornando uma das principais nos campeonatos internacionais de motocross. Os principais pontos da marca são o uso de novas tecnologias no recorte e menor peso em relação a outras marcas.
  • A italiana AGV possui uma linha especial para off road, a AX, que oferece produtos com altíssimo padrão de qualidade, comparáveis aos capacetes utilizados pelos pilotos de Moto GP.

Como dito, não é um ranking comparativo de qualidade, mas são quatro ótimas opções para você escolher o seu capacete, com valores que vão dos 200 aos 1000 reais. Não são as únicas marcas que você irá encontrar, mas são ótimas referências de peso, qualidade, acabamento e faixa de valores.

Lembre-se de experimentar, encaixar na sua cabeça, prender e verificar se está realmente estável, pois no mundo fora-de-estrada, os solavancos e tropeços são constantes.

Peças para off road é na Balasso

Neste artigo, vimos como é importante ter um fornecedor de confiança para comprar peças para off road, equipamentos e acessórios. E é pensando na confiança que a Balasso se estabeleceu no mercado há mais de 10 anos, evoluindo dia após dia junto com o esporte.

Estar presente nos campeonatos, com patrocínio de competições e pilotos é, também, uma forma de receber feedbacks em tempo real sobre os produtos e serviços oferecidos pela Balasso. Desta forma, é possível melhorar a cada dia e oferecer acessórios e peças para off road que sejam adequadas às necessidades de cada piloto.

Você pode conhecer um pouco mais sobre a Balasso, a história da marca e de seus fundadores dentro do off road e as principais marcas oferecidas pela loja clicando aqui.

Conclusão

Seja amador ou profissional, é sempre importante contar com uma loja e uma equipe realmente preparados para atendê-lo exatamente nos momentos que você mais precisar. Por isso, listamos aqui algumas dicas valiosas para quando você precisar comprar peças para off road ou algum acessório para a sua moto.

Também apresentamos uma empresa que se tornou referência no esporte e no mercado off road do país, a Balasso. Entre os principais diferenciais da companhia destacamos justamente o alto conhecimento e a vivência da Balasso no meio off road e a capacidade de entrega de produtos e serviços, o que a torna um fornecedor de confiança para pilotos, mecânicos e demais admiradores do mundo fora-de-estrada. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *