Balasso Motorsport

Acessórios para trilha de moto: as melhores opções

Um dos conceitos mais verdadeiros que existem entre quem pratica trilha de moto é:

“Lugar de arrumar moto não é na trilha”.

Fazer trilha é tudo de bom mas é preciso contar com acessórios adequados para proteger a sua parceira de aventuras.

Esses equipamentos feitos para trilha são necessários para que você não volte para casa frustrado e ainda por cima, sofrendo um prejuízo.

Isso revela a importância que o trilheiro deve dar aos cuidados básicos e preventivos com a sua motocicleta, pois nada mais chato que todo mundo interromper a sua diversão porque alguém do grupo foi negligente com a revisão de sua motoca.

Neste sentido, um dos aspectos mais relevantes quando o tema são cuidados preventivos está relacionado com os acessórios para trilha de moto que você deve instalar, tanto para protegê-la, quanto para melhorar o conforto durante a pilotagem.

Claro que isso vai variar muito de moto para moto, bem como, de bolso para bolso.

Entretanto, hoje o mercado oferece uma ampla gama de opções que certamente atenderão desde os mais rasos até os mais recheados.

O mais importante é não deixar sua parceira de aventuras desamparada e vulnerável.

A seguir, vamos listar alguns acessórios para trilha de moto que devem estar no seu radar para que sua moto esteja mais protegida e preparada para os desafios que o trail apresenta.

Vamos lá!

Protetores de mão

Um dos acessórios para trilha mais básicos que todo trilheiro deve pensar em colocar em sua moto são os protetores de mão.

Além de evitar que você leve uma “chicotada” de algum galho ou cipó (só quem já levou uma sabe o quanto dói), também vai evitar que seus manetes quebrem em uma eventual queda.

Vale destacar que protetores de mão podem ser encontrados em três versões: 

  • com “alma” (interior) de alumínio, 
  • de plástico
  •  aqueles que não envolvem toda a manopla e são fixos apenas junto ao manicoto. 

Caberá a você a escolha daquele que mais vai atender sua necessidade e gosto.

Manetes retráteis

Tem trilheiro, por outro lado, que não se sente à vontade usando os protetores de mão (vai entender?!). 

Eles alegam que não se sentem seguros ou até mesmo, por uma questão estética (no motocross, por exemplo, ninguém adota). 

Neste caso, a solução seria a instalação de um par de manetes retráteis, que contam com uma espécie de “dobradiça” junto ao ponto de fixação no manicoto, que permite que se dobrem durante o impacto com o solo, evitando seu rompimento. 

Cara, é chato ter de trocar o manete no meio da trilha, mas é muito mais chato ficar sem freio ou embreagem por conta disso. 

Portanto, watch out!

Protetores de motor, escapamento, ponteira e quadro

Estes equipamentos também são itens indispensáveis! 

Algumas motos já saem de fábrica equipadas com alguns destes elementos, que protegerão partes importantes de sua moto de sofrer um impacto que poderia resultar em um dano sério. 

Já pensou o preju e a dor de cabeça se uma pedra rompe seu cárter? Mete um protetor de motor aí, Batista! 

Já os protetores de quadro impedem que o atrito das botas danifiquem a pintura (moto com quadro riscado fica com uma baita aparência de derrubada), enquanto que os de escape são voltados para as motos dois tempos, cuja “pipa” fica muito exposta e vulnerável às pancadas, principalmente quando o terreno é cheio de pedras ou vamos encarar uma trilha mais hard. 

O mesmo vale para as ponteiras e para evitar que sejam amassadas, a indústria de after parts desenvolveu anéis de silicone que as envolvem e evitam que encostem no chão durante as quedas.

Protetores de bengalas

Motos que contam com suspensões invertidas (up-side-down) precisam contar com protetores de bengalas que evitarão que pedras e outros impactos causem ranhuras em sua superfície. 

Se isso acontecer, você vai estar na roça, uma vez que estes sulcos podem provocar o vazamento do óleo de seu interior – e retentor algum vai conseguir resolver isso. 

Este é um item com excelente relação custo x benefício, pois vai ver quanto custa uma frente nova para sua moto!

Protetor de radiador 

Em função de seu posicionamento nem sempre oculto por conta da necessidade de proporcionar a troca de calor com o ambiente, os radiadores das motos refrigeradas a líquido acabam ficando com suas partes superiores expostas e assim, vulneráveis a impactos.

Para minimizar as chances de se entortarem, quebrarem ou mesmo de serem furados por uma pedra, é bom instalar esta peça que irá protegê-los contra as pancadas que certamente virão.

Protetor de painel

Motos voltadas para trilha (principalmente as importadas) passaram a vir com painéis digitais sofisticados nos últimos anos.

Acontece que a resistência deste dispositivo costuma não combinar com o ambiente off-road

Assim, verifique se há no mercado algum protetor para o painel da sua, antes que seja tarde.

Protetor de disco

Está certo: para o disco dianteiro, este acessório não é bonito e talvez, nem seja assim tão necessário, mas para o traseiro, acontece exatamente o oposto.

Dada sua posição, o disco traseiro fica vulnerável a impactos na transposição de obstáculos.

Para evitar que entortem, protetores de alumínio são uma excelente pedida, sem contar que eles ainda dão um toque refinado na sua motoca.

Raisers (Alongador de Guidão)

Motos de entrada para trilha como a Honda CRF 230F ou a Yamaha TT-R 230 foram desenvolvidas para atenderem a jovens de até 16 anos de idade que estavam iniciando no esporte nos mercados dos Estados Unidos e Canadá.

Entretanto, desde que foram lançadas por aqui em meados dos anos 2000, foram adotadas por pilotos digamos “mais grandinhos”. 

Para deixar a pilotagem em pé (indispensável no off-road) mais confortável, a indústria de acessórios desenvolveu raisers (alongador de guidão), peças metálicas que são colocadas na mesa e que elevam a posição do guidão.

Com isso, as costas do piloto ficam menos arqueadas, reduzindo:

  • desgaste;
  • cansaço;
  • dores ao final de um longo dia de pilotagem.

Fazer trilha de moto é aproveitar a vida

Não restam dúvidas de que as pressões e todo o volume de informações que cotidianamente deságuam diante de nós requer que busquemos alguma forma de aliviar o estresse.

Neste sentido, ter uma válvula de escape que faça com que os nossos pensamentos afastem-se do foco de nossas preocupações é fundamental para a manutenção de nossa saúde.

Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é cultivando boas amizades.

Diversos estudos já comprovaram: ter amigos é um recurso comprovado no combate à depressão, ansiedade e envelhecimento precoce.

Para os amantes das duas rodas, fazer trilha é uma fonte segura para a criação de fortes laços de amizade e de estabelecer um senso de comunidade e de pertencimento.

Mas os benefícios de se fazer trilha vão ainda além, afinal, o trail é uma maneira de levar o praticante a fazer contato com a natureza, a desbravar lugares que ele talvez nunca fosse conhecer caso não praticasse e até mesmo, pode levar a pessoa a fortalecer sua autoestima e sua consciência quanto à capacidade de superar desafios

Afinal, só quem já conseguiu vencer aquele subidão casca grossa – e que um dia você chegou a julgar impossível – sabe o quanto isso fortalece nossa autoconfiança, o que certamente promoverá reflexos positivos nas áreas pessoal e profissional.

E é justamente este desejo de superar os desafios e de empurrar os limites que levam o trilheiro a encontrar mais um benefício com a prática: a melhora da saúde física.

A trilha é uma prática que exige um certo nível de condicionamento físico daqueles que querem elevar seu nível de pilotagem, afinal, quanto mais difícil os desafios, maior será o nível de preparo que ele vai exigir do piloto e no trail, ninguém quer ficar para trás ou carregar o título de “rôia” do grupo.

Desta maneira, o praticante passa a cuidar mais de sua saúde e muitos começam a frequentar regularmente uma academia e a cuidar melhor de sua alimentação.

Busque os melhores acessórios para sua parceria

Procuramos aqui, apresentar os principais acessórios para trilha de moto que vão minimizar as chances de sua trilha ser um fiasco e esperamos, de verdade, ter ajudado você. Seguindo estas orientações, certamente o seu rolê terá muito mais chances de terminar bem e no final, você, sua parceira e seus amigos, agradecem. Não brinque com a sorte: proteger é muito melhor e muito mais barato que remediar!

Agora que você já conhece os acessórios para fazer trilha de moto, entenda um pouco mais sobre como se manter seguro durante a sua diversão:Conheça os equipamentos básicos de segurança para quem quer praticar Off Road

Como podemos ajudar?