Balasso Motorsport

Quais são os maiores desafios do off road?

A prática do off road sempre envolve muitos desafios, que são encontrados desde o momento que você decide praticá-lo e seguem para o resto da sua vida como piloto. 

Esses desafios fazem com que, cada vez que um é superado, a sensação de conquista seja sentida e isso é que nos motiva a continuar acelerando. 

Às vezes é apenas um obstáculo que você precisa cruzar, outras vezes é uma avaria na moto que pode colocar em risco o processo e dificultar a sua chegada ao final de uma trilha, ou pode até mesmo ser você lutando com seus limites físicos para continuar sobre a moto. 

Seja qual for o desafio, o importante é conseguir vencer e saber que, em questão de tempo, ele estará de volta para ser enfrentado e se possível vencido. 

Hoje listamos algumas coisas que sempre são desafios para quem anda de moto, mas que podem ser facilmente vencidas.

Equilíbrio na moto off road

Estar sobre uma moto é algo que parece muito natural, mas que leva algum tempo para conseguir fazer, principalmente se a dificuldade é alcançar o equilíbrio. 

Dizem os especialistas que, quando se anda de bicicleta primeiro, pilotar moto se torna mais fácil. 

Porém, a energia motora entre os dois veículos sobre duas rodas são bem diferentes, e o resultado deles são bem distintos, mas ambos requerem uma dose generosa de equilíbrio nas mais diversas condições de pilotagem. 

Para isso, aprenda a se posicionar bem sobre a moto; movimentar-se quando necessário e entender que para cada ação sempre haverá uma reação que pode ser simples, ou até mesmo te assustar e te levar ao chão. O equilíbrio sobre a moto é o que determinará o quanto tempo você vai ficar sobre ela.

Concentração durante a pilotagem

Fazer várias coisas ao mesmo tempo é algo que definitivamente o ser humano tenta há séculos, mas sempre acaba fazendo alguma errada,  porque sua concentração nem sempre está focada naquilo que mais precisa. 

Correndo contra o tempo, as pessoas costumam acumular afazeres e acabam se atrapalhando com todas as pendências. Quando se anda de moto off road, é importantíssimo estar totalmente focado no que está fazendo. 

Se estiver em uma pista de motocross, preste atenção nos detalhes, como a próxima curva, avalie as linhas que seus adversários estão fazendo, a leitura das condições da pista e a mudança dos obstáculos. 

Parece ser muita coisa, mas estão todas inclusas na única coisa que você está fazendo naquele momento. 

Esqueça o que a plateia está falando, se o fotógrafo está bem posicionado, se o vídeo que seu amigo está fazendo está bom. Concentre-se apenas na pilotagem e deixe todo o resto que não for pertinente ao assunto para o lado de fora. 

Isso vale também para as trilhas, onde as distrações também podem te levar ao chão. Haverá um momento na trilha em que você vai parar para tomar uma água ou comer um lanche: este é o momento de falar e ver outras coisas. Durante o tempo que estiver acelerando, tenha sua mente concentrada na pilotagem e nada mais.

Condicionamento físico 

Já falamos algumas vezes que andar em uma moto off road é diferente da pilotagem de uma moto urbana. 

Por mais simples que seja o passeio que você vai fazer com sua moto off road, é sempre importante que seu condicionamento físico esteja pronto para encarar o desafio. 

Às vezes, a subida de uma montanha ou a travessia de um atoleiro podem ser muito difíceis se seu condicionamento físico não estiver pronto para aquela situação. 

Para vencer este desafio, prepare-se ainda que minimamente. Se você pensa em fazer uma trilha no final de semana, tire um dia para fazer um pedal, uma corrida leve à pé ou mesmo na esteira. É importante que seu corpo esteja preparado para enfrentar condições adversas durante a sua diversão. 

Manutenção da moto off road

Talvez um dos desafios mais complicados para um piloto off road superar seja a quebra de sua moto durante um treino ou mesmo durante uma trilha. 

Dependendo do item que for avariado, tudo será comprometido dali em diante. 

Porém, esse desafio da manutenção pode ser enfrentado antes mesmo de se tornar um problema. 

Procure fazer toda a manutenção preventiva antes de sair para um treino ou passeio. Faça isso com certa antecedência e confira cada um dos itens. 

Tenha o costume de manter uma lista escrita com as peças e locais que devem ser verificados e confira isso antes de sair rodando com a moto. 

Tenho certeza que, se esses cuidados forem tomados, o desafio da manutenção vai ser vencido antes de aparecer.

Para evitar que você passe por outros apertos durante a prática do off road, confira nosso artigo com os 10 erros de condução off road que você deve evitar

Idário Café

Como podemos ajudar?