Por: André Ramos
Fotos: Divulgação
Fazer um free ride com os amigos é muito bom. Afinal, são nesses momentos de descontração que surgem grandes histórias, muitas risadas e experiências incríveis.
Competir também é um grande barato: a adrenalina, o clima e todas aquelas equipes reunidas por um único propósito fazem o coração bater mais forte.
Então, se você é apaixonado pela trilha e pelo esporte, hoje é dia de ficar por dentro de todos os eventos off-road que ainda estão para acontecer no Brasil e no mundo.
Quem sabe um desses acontece na sua região e você se empolga para participar ou fazer uma pequena viagem para acompanhar? Quer motivo melhor? Então, bora lá!
Rally dos Sertões

Uma das provas mais emblemáticas do Brasil e também do mundo, o Rally dos Sertões comemora em 2019 a realização de sua 27a edição, com um roteiro que promete ser um dos mais desafiadores de todos os tempos.
A prova larga no próximo dia 25/8 e termina em 1o/9, tendo pela frente 8 etapas. Entre essas, uma perna maratona bem no meio do Jalapão, que irá deixar pilotos e navegadores por 36 horas sem a assistência de suas equipes.
No total, serão 4.857 km, dos quais, 2.832 km de trechos cronometrados, entre as cidades de Campo Grande (MS) e Aquiraz (CE).
Outro detalhe que aponta o vigor do Sertões está no número de inscritos. Divulgados há pouco pela organização, eles apontam um recorde de inscrições: serão 302 competidores, divididos em 187 veículos (60 carros, 66 motos, 6 quadriciclos e 55 UTVs).
Também haverá uma maior preocupação em fomentar além do lado esportivo, as ações turísticas e sociais da prova.
O Saúde e Alegria no Sertões (S.A.S), que leva assistência médica, odontológica e material às populações carentes das cidades por onde a prova passa, promete dobrar sua capacidade de atendimento.
Além disso, também planeja oferecer uma estrutura de apoio para que os turistas acompanhem não só a prova, mas também toda a beleza do roteiro por onde passarão.
Rally dos Sertões
- 25/8 a 1/9
- Largada: Campo Grande (MS)
- Chegada: Aquiraz (CE)
Rally Dakar

Depois de dez edições consecutivas de eventos off-road na América do Sul, o Rally Dakar diz adeus ao nosso continente em 2020 para ser realizado na Arábia Saudita.
A prova começa no dia 5 de janeiro em Jeddah e terminará no dia 17. São 12 etapas e 9 mil quilômetros depois, os participantes chegam na cidade de Al-Qiddiya.
Na América do Sul ou na Arábia Saudita, não importa. Dakar é Dakar e promete emoções para todos os fãs mundo afora.
Rally Dakar 2020
- 5 a 17 de janeiro
- Jeddah a Al-Qiddiya
- Arábia Saudita
Enduro da Independência

Quem já passou dos 40 talvez lembre-se de ter lido em alguma revista especializada ou mesmo assistido na TV (sim, antigamente vez ou outra o motociclismo esportivo ainda tinha espaço na grande mídia) as famosas largadas do Enduro da Independência.
Sua primeira edição aconteceu em 1983 e surgiu com o objetivo de refazer o roteiro percorrido por Dom Pedro I em sua última viagem do Rio de Janeiro a Vila Rica (Ouro Preto), que mais tarde ficaria conhecido como o Caminho Novo da Estrada Real.

A prova celebra em 2019 sua 37a edição. Nesse campeonato serão 4 dias de muitos desafios aos pilotos: a largada será em Ubatuba (SP), no dia 4/9, com destino a Itajubá.
No dia seguinte, os pilotos seguem a trilha para Caxambu, onde a prova fará um laço no terceiro dia, para que os pilotos retornem à Caxambu no dia 6/9.
Ela termina no dia 7/9, quando é celebrada a Independência do Brasil. A chegada acontece em Lavras e concretiza uma grande aventura entre o litoral norte paulista e as famosas montanhas mineiras.
Enduro da Independência
- 4/9 e 7/9
- Largada: Ubatuba (SP)
- Chegada: Lavras (MG)
Hard Enduro

O hard enduro começou a ganhar fama mundial como campeonato off-road a partir da segunda metade dos anos 2000 e sua imagem catapultou de vez quando provas como o Red Bull Romaniacs, o Erzberg Rodeo e o Porto Lagares mostravam os melhores do mundo enfrentando dificuldades com suas motocas.
Aqui no Brasil a modalidade passou a ter suas primeiras provas há cerca de 5 anos. Hoje existem três principais campeonatos: o Brasileiro, o Vita Racing Hard Enduro, o Mineiro e também a HEBS, a Hard Enduro Brasil Series.
Pelo Brasileiro, a 4a etapa da competição está marcada para acontecer nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, na charmosa e fria Urubici (SC).
Já pela HEBS, a 5a etapa vai acontecer nos dias 14 e 15 de setembro. Batizada de Night Track, a prova que recebe este nome por ser realizada à noite, nas trilhas de Morungaba, no interior paulista.
No sábado haverá um prólogo no centro da cidade, que vai colocar os pilotos para enfrentar uma pista de obstáculos artificiais. Sem dúvida, é diversão garantida para o público!
Já no domingo, os pilotos enfrentam 65km de muita dificuldade e desafios durante o evento.
Pelo Campeonato Mineiro, a próxima prova está agendada para os dias 21 e 22 de setembro, em Uberlândia.
O Hard se diferencia de alguns outros eventos off-road por terem trechos onde o público consegue acompanhar de perto algumas trilhas e, em algumas vezes, até ajudar os pilotos em alguns enroscos.
Brasileiro de Hard Enduro
- 31/8 a 1/9
- Urubici (SC)
HEBS – Night Track
- 14 e 15 de setembro
- Morungaba (SP)
MIneiro de Hard Enduro
- 21 e 22 de setembro
- Uberlândia (MG)
Roof of Africa

A Roof of Africa nasceu em 1967 quando o engenheiro de estradas Bob Phillips, que morava em Lesoto (África do Sul), procurou o Automóvel Clube de Johanesburgo e propôs criar uma prova através da estrada mais casca grossa que ele tinha conhecido: a que ele acabara de construir.
Curiosamente, ela surgiu como uma prova estilo rally de velocidade, reunindo carros e motos. No entanto, em 2000, a organização decidiu deixá-la mais difícil para motos, retirando a participação de carros do evento.
Após um hiato de três anos, os carros voltaram nas edições de 2004 a 2006 e, desde então, estiveram ausentes. Esse ano, no entanto, participarão em um roteiro específico.
Há alguns anos, Graham Jarvis e Wade Young vêm dominando a prova, alternando-se nas vitórias.
Quem você acha que vai chegar primeiro ao Telhado da África este ano? The Old Wolf, ou o local Young?
Roof Of Africa
- 4 a 7 de dezembro
- Lesoto – Maseru
Motocross

Sem dúvidas, acompanhar uma prova de motocross de alto nível é uma experiência emocionante. Assistir a largada com até 40 motos, que saem ao mesmo tempo, e vão afunilando a partir da primeira curva é de arrepiar!
Depois de um período de retração, o Campeonato Brasileiro de Motocross começa a recuperar o seu fôlego. Essa retomada aconteceu graças ao apoio de grandes marcas como Honda e Yamaha, que contam com equipes oficiais formadas por excelentes pilotos e que, consequentemente, propiciam disputas acirradas em todas as etapas.
Além disso, eles também acabam atraindo outros pilotos e dessa forma, aumentando os gates e gerando disputas em diversas posições.
O mês de setembro vai ser agitado para o Brasileiro, afinal, nos dias 7 e 8 acontecerá a 6a etapa, em Paulínia (SP) e já no final de semana seguinte, dias 14 e 15, rola a 7a, em Jarinu, também, no interior paulista.
O quê? Você não poderá assistir às provas da arquibancada? Esquenta não! Para ficar ligado em tudo que rola dentro da pista, basta você acessar o YouTube de onde estiver e clicar aqui para assistir a tudo, ao vivo e em cores!
Motocross das Nações

O Motocross das Nações é considerada a olimpíada do motocross e acontece todos os anos desde 1947, ou seja: como não tinha mais guerra para lutar, os caras pegaram as motos e foram ver qual era o país mais fo#@ dentro da pista.
Desde então a história vem sendo escrita ano após ano reunindo os melhores pilotos do mundo em uma grande competição por equipes: cada país tem direito a inscrever três pilotos para competir nas categorias MX2, MX1 e MX Open.
Cada ano a prova acontece em um país diferente. Em 2019 a Holanda será palco, com a prova acontecendo na mítica e arenosa pista de Assen, em 28 e 29 de setembro.
Será um grande desafio a todos, mas principalmente para os brasileiros Fábio Santos (MX1), Gustavo Pessoa (MX2) e Ramyller Alves (MX Open), uma vez que este tipo de piso é pouco presente nas pistas brasileiras.
Em 2018 a prova rolou em Red Bud (Michigan-EUA) mas foi a França quem fez a festa no alto do pódio. Se você quiser entender um pouco sobre o que é o MXoN, se liga neste vídeo:
Fica ligado aí e torça para os meninos, pois eles vão precisar! Se quiser acompanhar ao vivo as disputas, clique aqui.
Motocross das Nações
- 28 e 29 de setembro
- Assen – Holanda
Enduro FIM

Nos últimos anos, sob a gestão de Maurício Brandão à frente da diretoria de Enduro FIM da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), a modalidade vem experimentando um contínuo fortalecimento, com campeonatos compostos por provas bem organizadas que atraem um número cada vez maior de pilotos.
Por sua vez, as fábricas e equipes patrocinadas por grandes empresas do segmento passaram a formar suas equipes oficiais, trazendo até mesmo nomes do cenário internacional.
Tudo isso coopera para que o Enduro FIM brasileiro seja cada vez mais atraente para marca e para o público.
Como diferencial, as provas atuais contam com prólogos (Super Primes) e testes que permitem ao público acompanhar as disputas.
Um dos estados onde a modalidade tem mais praticantes – e não por acaso – é Minas Gerais. O Campeonato Brasileiro terá sua grande final (13a e 14a etapas) realizada nos dias 14 e 15 de setembro, em Patrocínio.
Esta etapa também será válida pelo Mineiro da modalidade e será a última oportunidade de ver ainda neste ano alguns nomes em ação. como:
- Romain Dumontier (França);
- Bruno Crivilin;
- Gustavo Pellin;
- Vinícius Calafati;
- Cristian “Crispy” Arriegada (Argentina);
- Patrick Capila;
- Rômulo “Oncinha” Bottrel;
- Nielsen Bueno (lenda), entre outros.
Ainda no dia 24 de novembro, o Mineiro de Enduro FIM terá sua final em Carmópolis, fechando o calendário de 2019.
Brasileiro de Enduro FIM
- 14 e 15 de setembro
- Patrocínio
Mineiro de Enduro FIM
- 24 de novembro
- Carmópolis
Demos prioridade para grandes eventos off-road, que possuem um impacto a nível nacional e internacional. Mas também existem diversos outros pequenos campeonatos, a nível regional, que merecem a sua atenção.
Gostou do que está acontecendo por aí e quer começar a praticar o off-road hoje mesmo?
Aprenda sobre as melhores práticas de segurança no esporte com nosso artigo Conheça os equipamentos básicos de segurança para quem quer praticar Off Road.