Confira os maiores Lançamentos Motos Off Road 2020

Lançamentos Motos Off Road 2020

Todas as grandes marcas de motos off road já divulgaram seus lançamentos para 2020.

Agora nós mostraremos para você o que cada moto traz de novo para o ano que vem. 

Assim que o ano chega em sua metade, o aficionado pelo motociclismo off-road já começa a ficar ansioso, afinal nessa época começam a pipocar na internet os anúncios sobre os lançamentos para o ano seguinte.

No momento em que redigimos este post, todas as marcas já fizeram seus anúncios oficiais (pois é, a cada ano, o Ano Novo das fábricas começa mais cedo!).

Para a gente isso é bem legal, pois assim podemos não só apenas falar sobre eles, como também, mostrá-los – e é isso que faremos a partir de agora, apresentando um panorama das principais mudanças que cada modelo recebeu. 

Bora!

Beta

Beta Racing

Segundo a marca italiana, esta nova família de motocicletas foi completamente redesenhada em suas gamas RR (2T) e RR-S (4T), gerando 8 motocicletas em suas duas famílias. 

Mas como aqui no Brasil são comercializados apenas 5 modelos, daremos ênfase a estas, já que serão as que provavelmente estarão por aqui no ano que vem.

Motor: Linha RR-S (350/390/450/500)

Moto Beta Motor: Linha RR-S (350/390/450/500)
  • Diminuição no tamanho físico dos motores, resultando em menor peso e menor vibração, graças à redução no volume das partes móveis. Além disso, a elevação do posicionamento da embreagem e o deslocamento para trás do virabrequim, moveu o centro de massas em direção ao pivô da balança traseira, melhorando a maneabilidade do conjunto. No total, a redução de peso no motor foi de 9,97 kg;
  • Nova tampa da embreagem em magnésio;
  • Nova tampa do magneto em magnésio;
  • Nova bomba d’água;
  • Novo cilindro e cabeçote, que agora, recebe duas velas de ignição para aumentar a eficiência da queima do combustível;
  • Circuito de lubrificação redesenhado, melhorando o fluxo do óleo;
  • Embreagem com discos fabricados com novo material, que deixa seu funcionamento mais suave;
  • Nova caixa de câmbio: agora menor e com trocas mais eficientes;
  • Novo manete de embreagem para acompanhar as mudanças no sistema;
  • Inclusão de um sensor de neutro;
  • Atualização do mapeamento da injeção

Motor: Linha RR (250/300)

Moto Beta Motor: Linha RR (250/300)
  • Novo contra-balanceiro para reduzir vibrações através do aumento da inércia, melhorando a curva de potência;
  • Novo cabeçote redesenhado (somente 250) para melhorar a entrega de torque em baixas rotações;

Ciclística (modificações realizadas para as duas famílias RR e RR-S)

  • Novo quadro. Redesenhado com nova geometria e rigidez, para melhor estabilidade e maior agilidade. A redução de peso associada a maior resistência foram conseguidas graças à novos métodos de fabricação em moldes (die-casting), o que também permitiu chegar a um quadro mais estreito;
  • Novo quadro elástico. Desenvolvido para as 4T e também para a 200 2T,  para melhorar a estabilidade;
  • Nova traseira, redesenhada para acomodar caixa do filtro e componentes elétricos nas 4T e reservatório de óleo nas 2T;
  • Novo sistema de montagem do filtro de ar: maior facilidade para manuseio e mais segurança na vedação;
  • Novas bengalas com novos cartuchos internos e centro de massas reposicionado;
  • Novo amortecedor traseiro;
  • Novo sistema de arrefecimento, com novos radiadores;
  • Maiores tanques de combustível (9,4 litros para as 4T e 9,65 litros para as 2T);
  • Guidões mais largos;
  • Ponteira com novo design;
  • Descanso lateral com maior área de contato com o solo;
  • Novas pedaleiras;
  • Novo guia de corrente;
  • Novo pedal de freio;

Design (modificações realizadas para as duas famílias RR e RR-S)

  • Novo painel;
  • Novo conjunto de plásticos;
  • Novos para-lamas dianteiro e traseiro;
  • Novos protetores de guidão;
  • Assento redesenhado e mais plano;
  • Novo interruptor para a seleção de mapas;
  • Novos protetores de motor;
  • Nova lanterna traseira;
  • Novo bocal do tanque

Gas Gas

Gas Gas

Desde que iniciou seu processo de reestruturação, a Gas Gas vem recuperando o terreno perdido para suas concorrentes europeias e boa parte deste resultado, sem dúvida, vem de suas motocicletas, que têm apresentado elevado nível de performance que tem gerado bons resultados nas provas mundo afora, além de confiabilidade.

Moto Gas Gas

Para 2020, a marca espanhola anunciou novidades nos modelos 250 e 300 da família EC (2T), que receberam a sigla “Ranger”. Ou seja; agora elas se chamam EC Ranger 250 e EC Ranger 300. Vamos a elas.

  • Novo cilindro e cabeçote;
  • Novo escape da Tecnigas;
  • Novo design das mesas e do pivô traseiro para encaixe das suspensões, reduzindo a altura em relação ao solo em 40 mm;
  • Nova suspensão dianteira (Kayaba) de 46 mm diâmetro com regulagem de compressão e rebote na parte superior;
  • Novos discos de freio NG (260 mm dianteiro e 240 mm traseiro);
  • Novas pinças, com novos pistões;
  • Nova capa de banco;
  • Partida elétrica com bateria de chumbo e ácido;
  • Novo guidão (mais largo)
  • Nova corrente Regina (passo 520)

Honda

Honda

Depois de ter canalizado esforços para melhorar sua linha 450 (CRF 450R e CRF 450RX) para 2019, agora foi a vez das “quarto-de-litro” receberem novidades que foram apresentadas durante a conferência de imprensa da Honda. Vamos a elas!

CRF 250R e CRF 250RX

Moto Honda CRF 250R e CRF 250RX
  • Novos cabeçote e pistão que proporcionaram um aumento de 4% na potência e de 8% no torque;
  • Melhorias nos circuitos de admissão e escape;
  • Nova engrenagem da 2a marcha;
  • Novas engrenagens da 3a e 4a marchas com revestimento de PVD que reduz atrito;
  • Novos mapas de ignição;
  • Novos quadro e quadro elástico que proporcionam redução de peso, mais estabilidade e agilidade;
  • Novos ajustes nas suspensões,
  • Novo freio traseiro e novas pastilhas;
  • Novos gráficos

CRF 450R e CRF 450RX

Moto Honda CRF 450R e CRF 450RX
  • Controle de tração HSTC (Honda Selectable Tratcion Control) para as duas motocicletas;
  • Novas pastilhas de freio traseiras;
  • Novos ajustes de suspensão;
  • Novos gráficos

Husqvarna

Husqvarna

Ano após ano desde sua compra pela KTM, a Husqvarna vem apresentando motocicletas cada vez mais lindas e competitivas.

Diante disso, a fica a pergunta “mas por que a KTM faz isso?”

Afinal, tais motocicletas acabam se tornando ferrenhas rivais dos modelos da própria KTM, embora saibamos que os preços das motos da Husq estejam sempre um step acima de suas similares da marca laranja.

A Husqvarna tem sua linha de motocross FC (250, 350 e 450 4T) e TC (125 e 250 2T), além de seus modelos de enduro TE (250 e 300 2T) e FE (250, 350, 450 e 501 4T), que ano passado passaram por uma grande remodelação. 

Então, para este ano as motos quase não receberam melhorias. Vamos ver quais foram.

FC e TC (motocross)

Moto Husqvarna FC e TC (motocross)
  • Novos gráficos alusivos aos passados de vitórias da marca;
  • Nova tampa intercambiável da caixa do filtro de ar nos modelos FC, para otimizar a vazão

TE e FE (enduro)

Moto Husqvarna TE e FE (enduro)
  • Novos quadros com maior rigidez torcional e longitudinal;
  • Novo segundo sensor de oxigênio nos modelos TE 250 e 300;
  • Novo subframe de 250 gramas;
  • Novas regulagens para as suspensões WP XPLOR (dianteira) com novo pistão intermediário;
  • Novas regulagens para o amortecedor traseiro XACT, com novo pistão principal;
  • Novo link para o amortecedor traseiro;
  • Novo sistema de escape;
  • Novo assento e sistema de links da suspensão traseira reduzem em 20 mm a altura em relação ao solo,
  • Sistema de refrigeração melhorado, com radiadores 12 mm mais baixos;
  • Novo design do tanque de combustível;
  • Melhorias na ergonomia;
  • Nova mesa inferior;
  • Novo cilindro para a linha TE (250 e 300)

KTM

KTM

A maior novidade para 2020 que a KTM anunciou este ano foi a introdução da injeção eletrônica nos modelos dois tempos de sua linha Cross Country (XC-W), que voltam a fazer parte do line up da empresa. 

Mas antes de falarmos sobre isso, vamos dar uma olhada nas novidades que foram anunciadas para as linhas de motocross (SX-2T e SX-F-4T) e de enduro (EXC-2T e EXC-F-4T) da marca.

Além do já tradicional modelo Six Days, para 2020 a marca laranja lançou uma moto exclusiva para celebrar os 25 anos de sucesso do Erzberg Rodeo, a icônica prova de hard enduro austríaca. 

A moto traz uma grande lista de itens especiais e terá produção limitada a apenas 500 unidades.

250 SX-F, 350 SX-F e 450 SX-F

Moto KTM 250 SX-F, 350 SX-F e 450 SX-F
  • Nova suspensão dianteira WP XACT;
  • Novo amortecedor traseiro WP XACT;
  • Caixa de ar e “boot” (conector) da caixa de ar redesenhados;
  • Tampa da caixa de perfurada como opcional;
  • Novo pistão (450 SX-F);
  • Nova coroa de 49 dentes (450 SX-F);
  • Novos gráficos com aparência “Ready To Race”

250 SX

Moto KTM 250 SX
  • Nova suspensão dianteira WP XACT;
  • Novo amortecedor traseiro WP XACT;
  • Novos gráficos com aparência “Ready To Race”

85 SX

Moto KTM 85 SX
  • Ponteira retrabalhada que reduz o peso em 40 gramas;
  • Novos gráficos com aparência “Ready To Race”

65 SX

Moto KTM 65 SX
  • Curva de ignição remapeada;
  • Nova agulha do carburador;
  • Novos gráficos com aparência “Ready To Race”

50 SX

Moto KTM 50 SX
  • Novos gráficos com aparência “Ready To Race”

250 XC TPI e 300 XC TPI

Moto KTM 250 XC TPI e 300 XC TPI
  • Novo sistema de injeção eletrônica TPI (Transfer Port Injection)
  • Novo sensor de oxigênio (250 XC TPI);
  • Novo sistema de escape  (250 XC TPI);
  • Nova suspensão dianteira WP XACT;
  • Novo amortecedor traseiro WP XACT;
  • Novos gráficos com aparência “Ready To Race”

Line up Enduro e Cross Country 250 EXC TPI e 300 EXC TPI (2T), 250 EXC-F, 350 EXC-F, 450 EXC-F (4T)

Moto KTM Line up Enduro e Cross Country
  • Novo sensor de pressão atmosférica;
  • Motor deslocado um grau à frente para otimizar o centro de massas e a sensibilidade dianteira;
  • Novo quadro para melhorar rigidez torsional
  • Nova válvula do pistão intermediário das bengalas;
  • Novos plásticos e grafismos;
  • Novo assento;
  • Nova caixa de ar;
  • Novo tanque;
  • Novo reservatório de óleo do TPI;
  • Sistema de refrigeração otimizado, com radiadores 12 mm mais baixos;
  • Novo sistema de escape;
  • Mapas de potência revisados nas 2T
  • Motores quatro tempos revisados para maior potência e força;
  • Aposentadoria do pedal de partida nos modelos 4T (nem mesmo como opcional)
  • Curva de escape nas 4T mais fina por conta da remoção do pedal de partida;
  • 450 equipada de fábrica com ventoinha de radiador

Sherco

Sherco

Desde sua inauguração em 2004 pelas mãos de Marc Teissier, a franco-espanhola Sherco está em contínua evolução ao longo dos anos, entregando motocicletas cada vez mais modernas que encaram sem medo a concorrência. 

Seu line up é constituído de três modelos dois tempos (125, 250 e 300) e de outros quatro modelos quatro tempos (250, 300, 450 e 500), que constituem as famílias SE e SE-F, respectivamente. 

Todas estas motocicletas são oferecidas em três versões: Racing, Factory e Cross Country, sendo que esta última não é comercializada por aqui. 

Mas antes de entrarmos nas novidades, vamos descobrir o que diferencia cada uma destas famílias.

  • Racing: voltadas mais para o “estilo europeu”, são equipadas com suspensões WP, farol, lanterna e painel.
  • Factory: voltadas mais para o “estilo americano”, são equipadas com suspensões KYB e sistema de escape Akrapovic na linha 4T.
  • Cross Country: voltadas para o “estilo americano”, trazem suspensões KYB com setup mais rígido (lento) e escape Akrapovic e no lugar do farol trazem number plate.

Ano passado as motos passaram por mudanças mais profundas e para este ano, apenas algumas melhorias foram realizadas. 

SE-R 250 e SE-R 300

Moto Sherco SE-R 250 e SE-R 300
  • Novo “boot” (conector) da caixa de ar 15 mm mais curto;
  • Embreagem revisada para maior maciez;
  • Sistema de lubrificação da embreagem otimizado,
  • Novo remapeamento da ECU com seletor de mapas (SE 300);
  • Nova palheta de potência que melhora a vedação do ar
  • Torneira da reserva reposicionada para facilitar o manuseio (agora a moto entra na reserva faltando ainda 1,5 litro de gasolina);
  • Protetores de quadro na cor azul para a linha Factory
  • Novo pinhão;
  • Nova coroa AFAM nos modelos das linhas Factory e SC

SE-F 250, SE-F 300, SE-F 350, SE-F 450 e SE-F 500

Moto Sherco SE-F 250, SE-F 300, SE-F 350, SE-F 450 e SE-F 500
  • Novo sistema de fixação da engrenagem do motor de arranque (SE-F 250 e SE-F 300);
  • Novo seletor de marchas, 60% mais preciso (SE-F 250 e SE-F 300);
  • Motores 450 e 500 600 gramas mais leves graças a melhorias no virabrequim, discos de embreagem de novo material, cubo da embreagem, transmissão primária, contra balanceiro, pinhão e engrenagem da bomba de óleo;
  • Nova corrente de comando com menor fricção (SE-F 450);
  • Todos os modelos ganharam uma nova tampa plástica de ponteira, de 150 gramas;

Yamaha

Yamaha

Ano passado foi a vez de a Yamaha apresentar sua nova YZ 250F 2019, que recebeu uma série de mudanças e refinamentos que a deixaram ainda mais apimentada e competitiva, afinal, ninguém pode ficar parado neste meio. 

Para 2020 foi a vez de a big bore da marca sair detrás das cortinas toda lindona e repaginada – e é por ela que vamos começar a falar das novidades da Yamaha para o ano que vem.

YZ 450F

Moto Yamaha YZ 450F
  • Novo e mais compacto cabeçote, com câmara de combustão redesenhada;
  • Novo comando de válvulas com cames mais agressivos;
  • Novo pistão para suportar maior taxa de compressão;
  • Nova biela;
  • Caixa de marchas revisada;
  • Novo sistema de respiro do virabrequim;
  • Novo quadro, com novos pontos de flexibilidade para melhores respostas em curvas;
  • Novos pontos de fixação e montagem do motor;
  • Novas mesas;
  • Novo eixo da caixa de direção;
  • Suspensões dianteira e traseira com novos ajustes;
  • Nova pinça de freio dianteira;
  • Novos discos;
  • Novas pastilhas;
  • Novas cores e gráficos (cinza e blue racing);

YZ 450FX

Moto Yamaha YZ 450FX
  • Novos gráficos

YZ 250F e YZ 250

Moto Yamaha YZ 250F e YZ 250
  • Novos gráficos;
  • Novo adesivo da aleta do radiador (YZ 250)
  • Nova cor cinza (YZ 250F)

YZ 250FX

Moto Yamaha YZ 250FX
  • Novos e mais estreitos plásticos;
  • Novo seletor de mapas;

YZ 250X

Moto Yamaha YZ 250X
  • Novos gráficos;
  • Novo adesivo da aleta do radiador

Fique ligado para mais lançamentos

Estamos sempre de olho no mercado para trazer todas as novidades do mundo off road.

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