Quem são os maiores pilotos do Hard Enduro?

Quem são os maiores pilotos do Hard Enduro?

O Hard Enduro é um esporte de história recente. Seu o nascimento está intimamente ligado a ascensão de corridas como o Romaniacs e provas de extreme enduro do X Games da década de 90.

Alguns pilotos foram importantes pois deixaram sua marca nessa trajetória de ascensão e consolidação da modalidade off-road que é uma das que mais cresce no planeta.

Escute um podcast sobre os melhores atletas de Hard Enduro:

Chris Birch

Chris Birch

O experiente piloto neozelandês da equipe KTM Chris Birch é uma referência para os apaixonados pela modalidade. Campeão três vezes do Roof of Africa (Enduro Rally), Birch conseguiu alcançar sete vezes o pódio na mítica corrida Red Bull Romaniacs, e em 2010 levou a vitória. O veterano também competiu com sucesso nas maiores corridas de enduro do mundo, como Erzberg Rodeo, Last Man Standing da Red Bull, Hells Gate, ISDE, WEC e EEC.

Chris está em parceria com a KTM desde 2007.

Andreas Lettenbichler 

Andreas Lettenbichler

Andreas, foi um dos grandes precursores da modalidade com diversos pódios na corrida Erzberg Rodeo, vitória e pódio no Red Bull Romaniacs e pódios na Roof of Africa. Um ex-campeão alemão de provas de trial, que pagava as contas como lenhador e construção de casas de madeira, Andreas virou uma referência de piloto de Hard Enduro.Em sua incrível trajetória deu um belo trabalho das corridas para a lenda Graham Jarvis

Taddy Blazusiak

Taddy Blazusiak

O piloto polonês Taddy Blazusiak é um dos grandes especialistas do Hard Enduro. Sua mítica vitória em 2007 no Erzberg Rodeo é um dos capítulos mais legais da história da modalidade: correndo em uma moto emprestada, o então anônimo piloto bateu os principais favoritos a vitória e desde então colocou seu nome na história do esporte.

Em 2011 Taddy ganhou a medalha de ouro no X Games disputando a modalidade super enduro, mas seu grande ano foi 2013 quando ganhou levou pela sexta vez o mundial de super enduro. O piloto é considerado um dos mais velozes da modalidade competindo até hoje em grande nível.

Jonny Walker 

Jonny Walker

O piloto inglês tem um estilo de pilotagem marcante e para muitos competidores e aficionados Walker é o melhor piloto da atualidade. Sua especialidade é o Enduro e sua sala de troféus é uma das mais recheadas da história do Hard. O inglês venceu praticamente tudo que competiu com destaque para a temporada de 2015 quando chegou muito próximo da perfeição ao ficar há uma vitória de vencer tudo no Grand Slam: Venceu as corridas The Tough One, Red Bull Romaniacs, Red Bull Hare Scramble, Hell’s Gate e Red Bull 111 Megawatt.

Graham Jarvis 

Graham Jarvis

Parece não haver dúvida sobre quem é o maior piloto de todos os tempos da modalidade. O inglês Graham Jarvis que hoje é um dos maiores embaixadores do Hard Enduro, tem o maior número de vitórias nas principais corridas do circuito mundial do esporte. Jarvis venceu seis vezes o Red Bull Romaniacs, quatro vezes o Red Bull Sea to Sky, cinco vezes a prova Hells Gate e 4 vezes o Erzberg Rodeo. Sua conquistas ainda incluem quatro vitórias no Six Days Trial e nove vitórias no Scott Trial.

Apesar de estar próximo da aposentadoria, Jarvis ainda desfila seu talento em participações e corridas em diversos lugares do planeta.

Quem são os Melhores pilotos do Hard Enduro no Brasil?

Apesar de no Brasil a trajetória da modalidade ser um tanto recente, é possível já traçarmos nomes que deixaram um importante legado para a evolução técnica e competitiva do esporte.

Gustavo Pellin

O piloto gaúcho natural de Caxias do Sul (RS), seis vezes campeão brasileiro da modalidade Enduro Fim, foi um dos pioneiros e um dos importantes nomes do Brasil a desafiar com talento provas de hard enduro de nível internacional. Disputou duas vezes o Red Bull Romaniacs e foi um dos destaques brasileiros na prova Red Bull Minas Riders correndo na GOLD.

Gustavo Furlaneto

Gustavo Furlaneto

O jovem piloto cuiabano Gustavo Furlaneto já está entre os grandes nomes da história do Hard Enduro. Sua evolução técnica e física nos últimos 3 anos o alçaram a posição de grande referência no esporte. Em 2018 o piloto foi campeão brasileiro da categoria Silver. Em 2019 Furlaneto conquistou um segundo lugar na categoria Gold na tradicional prova Barãomaniacs e terminou a temporada como um dos três melhores nomes do Brasil.

Tiago Mergener

Tiago Mergener

Tiago Mergener é o maior vencedor de provas de Hard Enduro do Rio Grande do Sul. E apesar de ter apenas 20 anos de idade, o piloto já é visto como o provável herdeiro a posição de grande nome da modalidade no Brasil. Em 2019 disputou pela primeira vez o HEBS (Hard Enduro Brasil Series), venceu a etapa Tobata’s Park, tirando a invencibilidade de Rigor Rico, e terminando com o vice-campeonato do Grand Slam.

Bruno Crivilin

O piloto capixaba de apenas 23 anos venceu em 2017 a prova Red Bull Romaniacs correndo na categoria Silver. Crivilin é na atualidade um dos maiores pilotos da categoria Enduro Fim. Piloto oficial da equipe Honda Brasil, campeão brasileiro em 2019, Bruno Crivilin é uma das esperanças do país no circuito mundial de Enduro. Sua última participação em uma prova de Hard Enduro no Brasil ocorreu em 2018 quando ele terminou em segundo lugar na corrida Barãomaniacs, em Barão de Cocais-MG.

Rigor Rico

Rigor Rico

O piloto Rigor Rico, da cidade de Barão de Cocais – MG, é o atual tricampeão brasileiro e o maior expoente do Hard Enduro no país. Piloto oficial da equipe KTM Brasil, Rigor disputou em 2019 pela primeira vez o Red Bull Romaniacs na categoria de elite. No mesmo ano o mineiro ficou a uma vitória de vencer todas etapas do Grand Slam do Hard Enduro Brasil Series: Rigor venceu as etapas Barãomaniacs, Hard in Help, Cuiabá Hard Enduro, The Night Track e King Off Jungle.

Em 2020 o piloto teve excelente desempenho em duas provas internacionais. No El Inka Hard Enduro (Peru) conquistou o vice-campeonato sul-americano e pegou a sexta colocação na terceira etapa do Portugal Hard Enduro Series.

Gosta do esporte e quer acompanhar todas as novidades? Acompanhe nosso blog!

Christian Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *