O significado Off Road é amplo. E tanto quanto seu significado, são as possibilidades de diversão e contato com a natureza durante a prática desse esporte.
O significado da palavra Off Road, que nada mais é do que um termo em inglês para designar o fora de estrada, já nos dá a dimensão do tema. Existem diversas possibilidades de práticas Off Road, podendo ser de quadriciclo, jeeps, bikes ou motocicletas. O último será o tema deste texto. Com certeza a moto está, dentre todos, como o que mais mescla a essência do esporte radical com imersão na natureza. Geralmente as pessoas que buscam o Off Road, estão querendo esse contato com a natureza aliado a adrenalina causada pelo desafio ao perigo e velocidade.
Vamos abordar assuntos, que tentarão responder à pergunta inicial do texto, como: Qual a moto ideal para prática Off Road? Onde praticar? Quais equipamentos de segurança devo usar? Como me preparar? Quais os benefícios?
Obviamente que este é um assunto para muita discussão, mas tentaremos abordar todos os pontos de maior interesse.
Qual a moto ideal para prática do Off Road?
Não existe uma fórmula mágica ou um ideal para todos. Existe sim um ideal para você. Tudo vai depender de qual moto irá se encaixar em seu estilo de pilotagem, modalidade e até o seu biótipo físico. Cada modelo carrega características ideais para cada modalidade dentro do esporte Off Road. E ainda há as variações como tamanho, geometria do quadro e peso, que podem ser mais ou menos importantes para cada um.
Contudo, podemos partir de uma premissa: uma moto com mais tecnologia e materiais de alta qualidade empregados em sua fabricação será melhor que as demais. Ela pode até não representar o melhor custo x benefício para o piloto, mas isso é assunto para outra pauta. No entanto, quando uma moto de alto custo chega ao mercado, ela passou por um desenvolvimento que, na maioria das vezes, começou dentro de uma pista junto a equipes de fábrica e pilotos que conseguem chegar ao mais alto nível de testes que uma moto pode chegar. Essas equipes, como o próprio nome diz, são montadas pelas fabricantes não apenas com o intuito de divulgar sua marca como uma campeã e gerar um vínculo entre o cliente e a marca, mas também testar seus componentes e gerar um feedback dos pilotos para os engenheiros que acompanham os desempenhos de suas máquinas.
KTM, Husqvarna e Beta são alguns exemplos de fabricantes que sempre levaram o máximo da experiência Racing para seus clientes. Sem nos esquecer de marcas com alto Know-How e que sempre lideraram vendas no mundo em vários segmentos das duas rodas, como Honda, Yamaha, Kawazaki e Suzuki.
Dentre os modelos que as marcas oferecem é preciso observar na hora da compra qual a finalidade daquela moto. Uma moto feita para o Motocross usada em uma trilha, com certeza irá gerar uma dificuldade maior para o piloto, sobretudo se este for um iniciante.
As motos Off Road têm uma engenharia mecânica diferente para cada modalidade. As motos de Motocross entregam potência de uma maneira muito rápida, quase que imediato, tendo em vista que a distância entre os saltos muitas vezes são curtas e o piloto precisa que a moto tenha essa potência imediata e em altas rotações.
Diferente das motos de Motocross, as de Enduro já entregam uma potência linear e conseguem manter essa potência até mesmo em baixas rotações. Mas se engana quem pensa que são motos fracas. Em termos de Cavalos ou HP (Horse Power), são iguais as demais, porém por elas terem diferentes finalidades, esta entrega de potência acontece de maneira diferente.
Outro item que muda bastante nas motos são as suspensões. Estas variam também de acordo com o terreno a serem utilizadas. As suspensões usadas em provas de Hard Enduro por exemplo são muito mais “macias” que as de uso no Motocross, que por sua vez devem estar preparadas para absorver um impacto de um salto com mais de 10 metros de altura.
Cada fabricante busca o seu ideal de motocicleta para ser o melhor naquele propósito, combinando tecnologia, engenharia e materiais cada vez mais nobres visando performance e durabilidade.
Onde praticar Off Road?
O lugar mais democrático para começar a prática do Off Road com certeza são as trilhas. Sempre explorando obstáculos naturais em meio a natureza, os trilheiros se dividem em grupos de amigos geralmente formados desde os mais experientes até os iniciantes no esporte. E sempre um passando o seu conhecimento ao outro.
Uma das regras é nunca ir para uma trilha sozinho. Por isso é importante para quem está começando, buscar grupos ou equipes que conhecem bem as trilhas, para dar as primeiras aceleradas. Existe até profissionais em “puxar” trilhas. A estes são pagos um valor para que o mesmo sirva de guia por um dia inteiro, conduzindo os trilheiros por caminhos em regiões desconhecidas pelos contratantes. Este tipo de serviço é muito comum em lugares turísticos como a Serra da Canastra, porém é sempre possível encontrar alguém disposto a guiar novos trilheiros em qualquer região de trilhas.
Normalmente as trilhas são lugares pouco explorados, a não ser pelas motos. A paisagem sempre surpreende. Em um mesmo dia é possível acessar uma cachoeira e depois conhecer um lindo mirante ao alto de um pico. O ar puro e cheio de oxigênio são sempre um convite para voltar. Geralmente as trilhas ficam em fazendas que os proprietários deixam os praticantes usarem, desde que respeitados as regras da propriedade, mantendo porteiras fechadas e não assustando os animais de criação. Entre uma propriedade e outra é possível andar mais do que 100 km em um único dia.
Outra vantagem de estar em trilhas com amigos é que em diversas situações de maior dificuldade, há sempre uma rota alternativa para quem não quer se arriscar demais. E quando não existem desvios, sempre tem alguém para ajudar ou até mesmo conduzir a moto para o colega iniciante. As paradas para respirar e retomar o fôlego são constantes e em meio a uma parada e outra é sempre um bom momento para se alimentar.
Diferente de outras modalidades do Off Road, onde muitas vezes você anda em circuitos com pilotos mais experientes, nas trilhas o caminho é único e dificilmente alguém vem atrás com uma velocidade muito maior, deixando o iniciante um pouco mais a vontade.
É certo que nem sempre é assim. Muitos preferem começar em pistas de Motocross por exemplo, mas tudo depende do perfil do piloto. As pistas oficiais e com boa estrutura também são seguras e existem regras para evitar acidentes. No entanto, caso o objetivo inicial não seja disputar corridas de Motocross, as trilhas são um prato cheio para quem está começando.
Para aqueles mais ousados ou que já tiveram contato com o Off Road, existe a possibilidade de começar em competições das mais variadas modalidades. Do Rally ao Enduro ou do Motocross ao Velocross, sempre existem categorias para iniciantes. Nestas categorias, geralmente o trajeto é mais fácil e os tempos são outros, mas mesmo assim competição é sempre um campo desconhecido e tudo pode acontecer.
Quais equipamentos de segurança usar?
Há quem diga que esses deveriam ser os primeiros itens a serem comprados quando se decide praticar Off Road. Concordamos! Porém sabemos que, por desinformação ou negligência, muitos não colocam os equipamentos em sua lista, muitas vezes comprando apenas depois que já é tarde.
Durante a prática do Off Road, sobretudo nas trilhas, é muito comum andar em meio a matas fechadas e com muitos galhos se chocando contra os nossos rostos e corpos. Muito comum também são os pequenos tombos, muitas vezes até mesmo com a moto parada, com baixa intensidade lesiva, porém sem equipamentos adequados certamente há uma maior chance de se machucar.
Um piloto bem equipado deve estar com capacete, óculos, colete cervical (neck brace), colete peitoral, cinta abdominal, joelheiras articuladas, botas, luvas, além da calça, camisa própria para prática e não menos importante que tudo, mochila de hidratação. Com todos esses itens o piloto precisa se preocupar apenas com a diversão.
Hoje o mercado conta com diversas marcas de equipamentos e lojas de motos especializadas em equipamentos Off Road, mas é preciso ter cuidado, pois na mesma proporção que o mercado cresce, crescem também as ofertas de produtos com menor qualidade. O ideal é sempre buscar lojas conceituadas e estar atento às normas de qualidade certificadas pelo INMETRO.
Como me preparar para a prática de Off Road?
O motociclismo Off Road é considerado uma atividade de alta intensidade física. Obviamente, para quem deseja começar a atividade e ainda não tem um bom preparo, não precisa se desesperar. Como dito anteriormente, em uma trilha por exemplo, existem muitos momentos em que todos param para respirar e bater um papo. Mas o ideal é que, desde o entusiasta até o praticante mais assíduo, não faça do seu esporte de final de semana a única atividade física. Isso já foi comprovado que aumenta consideravelmente a propensão de ataques cardíacos.
Para iniciantes é indicado que comecem em trilhas mais fáceis ou em caso de começar em pistas de Motocross, evitar treinos longos com muitas voltas.
O desgaste físico e a falta de preparo, certamente aumentará o risco de quedas e lesões indesejadas.
Mas na maioria das vezes o entusiasmo e a vontade de superar obstáculos cada vez maiores, tornam-se o combustível necessário para muitos procurarem algum outro tipo de atividade física durante os intervalos entre uma acelerada e outra.
Considerando a atividade Off Road como uma atividade física, podemos comparar a um treino funcional. Altas intensidades cardíacas, somados a um grande esforço físico com intervalos entre um trecho técnico e outro. No entanto, na maioria das vezes o próprio piloto é quem testa os seus limites, influenciado pela adrenalina e vontade de se superar.
O dia anterior necessita cuidados também. O ideal é evitar abuso de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação leve e ter uma noite de sono completa. Isso aumenta consideravelmente o reflexo e a capacidade física para aguentar muitas horas de atividade intensa. Para o dia de atividade é imprescindível levar bastante água em uma mochila de hidratação, frutas como maçã e banana e até mesmo suplementação quando indicado por um profissional de nutrição. Não é segredo, gastou tem que repor.
Quais os benefícios de praticar Off Road?
Esta é sem dúvida a melhor parte do Off Road: os benefícios! A começar pelo fato de ser um esporte. E isso já seria suficiente.
Desde o primeiro dia de prática a sensação ao conseguir atingir objetivos, superar obstáculos que pareciam intransponíveis e ao mesmo tempo criar uma simbiose com a motocicleta passa a refletir no dia a dia de cada praticante
A prática de um esporte a motor como Off Road, ajuda no desenvolvimento de muitas habilidades e melhora consideravelmente as condições físicas. Como muitos esportes radicais, ajuda diretamente na tomada de decisões rápidas, pois por diversos momentos da prática você se vê em situações em que não há tempo para pensar e é quase impossível retroceder, a única opção é tomar uma decisão assertiva e imediata. Naturalmente isto traz uma autoconfiança e uma capacidade de lidar com um perigo controlado sob os efeitos da adrenalina, facilitando a resolução de problemas em situações de grande pressão e estresse.
O aumento da frequência cardíaca assemelha-se a prática de uma atividade física de longa duração, como uma corrida a pé por exemplo. E o esforço requerido em muitos momentos, traz um ganho de força e ajuda no preparo físico. Durante toda a prática o piloto deve se manter equilibrado na moto, isso requer muito dos músculos de pernas e abdômen, melhorando a postura e ajudando no equilíbrio.
Além dos benefícios físicos, podemos citar também a principal qualidade de um praticante de Off Road : sensação de bem-estar. Sim, isso é o que mais ganha ao sair para as trilhas ou pistas. A descarga de adrenalina somada a grande intensidade de esforço libera em nosso corpo a serotonina. Este hormônio desempenha um papel importante no nosso sistema nervoso. Entre as suas funções está a regulação do sono, além do controle da temperatura corporal e do apetite. Sem ela estamos mais vulneráveis a doenças, como a depressão e também ao mau humor.
Então o que você está esperando para começar?