Saber como as coisas funcionam às vezes é um benéfico para os usuários de motos off road. Esse conhecimento pode ajudar não só na pilotagem, como também a aumentar a vida útil da moto. Entre vários itens importantes na moto, escolhemos falar hoje sobre a embreagem. Vamos te explicar como a embreagem funciona, para que serve e como você pode aumentar a vida útil através de bons cuidados.
Como funciona a embreagem?
O mecanismo de embreagem é um projeto muito inteligente, mas simples. A maioria das embreagens nas motos off road são embreagem de fricção. Existem molas que são projetadas para manter os discos de embreagem unidos quando a embreagem é liberada através do manete que está no guidão.
Quando a embreagem é engatada, ao puxar o manete esquerdo do guidão, os discos são separados de modo que a potência do motor é desligada da caixa de câmbio. A resistência que você sente na alavanca da embreagem ao puxá-la são as molas existentes no mecanismo da embreagem. Quando isso acontece, a tração do motor é transferida diretamente para a caixa de câmbio, que por sua vez é transmitida para a roda traseira.
A transferência de força para a roda traseira é feita por meio trio: pinhão, corrente e coroa. É assim que toda a potência do motor é transferida para uma engrenagem central que está conectada à caixa de câmbio.
Por que uma embreagem é usada?
Se sua moto não tivesse uma embreagem e você parasse, o motor certamente morreria. O motor precisa ser desconectado e parar de transferir potência para a roda traseira. Isso ocorre para que o motor possa permanecer funcionando enquanto você estiver parado.
Se não fosse assim, a alternativa seria desligar o motor cada vez que parasse. Consegue imaginar uma situação dessas?
Por que é importante entender o que é uma embreagem?
Saber como uma embreagem funciona e a mecânica por trás dela é útil para o dia a dia dos pilotos. Todas as peças de uma moto off road se desgastam e precisam ser substituídas em algum momento, e a embreagem também está nessa lista. Portanto, você deve cuidar de sua embreagem da melhor forma possível.
Quando você anda “queimando” a embreagem (quando você está segurando o manete parcialmente) para controlar a potência do motor que será transmitida para a roda traseira, faz com que a embreagem, quando a moto está engatada, fique escorregando.
Quando isso acontece, os discos de embreagem deslizam uns contra os outros e a superfície acaba esquentando e se desgastando. Alguns pilotos têm o costume de andar dosando a potência apertando a embreagem, e isso fará com que os discos, em atrito, fiquem extremamente quentes. Como resultado, se desgastam muito mais rapidamente, e isso encurtará a sua vida útil.
Como saber se sua embreagem está esquentando?
Se sua embreagem estiver esquentando, haverá um cheiro desagradável que é facilmente reconhecido. O cheiro é semelhante ao das pastilhas de freio queimadas, pois o material dos discos da embreagem são feitos do material cerâmico, como o das pastilhas.
Se você consegue sentir o cheiro da embreagem queimando, saiba que está fazendo algo errado. É importante saber qual o ponto ideal de usar a sua embreagem, sem deixar o manete muito alto nem muito baixo.
Quando os discos de embreagem se desgastam, ele não tem condições suficientes de fricção para o acionamento da transmissão. Com o desgaste desses discos, eles começam a deslizar um contra o outro, mesmo quando a embreagem está totalmente engatada.
Você saberá se a embreagem está escorregando, pois as rotações do motor aumentarão mais do que o normal conforme você acelera. Isso fará com que menos potência seja despejada na roda traseira e a diversão não será garantida.
Outra causa do deslizamento da embreagem é quando as molas do mecanismo perdem parte de sua tensão. As molas da embreagem “cansadas” não são capazes de manter os discos de embreagem juntos, com firmeza suficiente, então o deslizamento ocorre.
Quando essas coisas acontecem, é hora de você abrir a sua embreagem e conferir qual a real situação dos discos e separadores que vão dentro da campana.
Se eles estiverem muito gastos, substitua-os. Às vezes apenas a troca dos discos é o suficiente, mas o ideal é que a reposição seja feita de maneira completa.
Ainda quando o assunto é a embreagem, pelo menos nas motos mais novas, é comum ela ser banhada por óleo, geralmente compartilhada com a lubrificação do restante do motor. Lembre-se então de trocar o óleo periodicamente para que o mesmo não contamine os discos e também contribuam para o desgaste precoce.
Um outro item muito importante que precisa ser verificado é o cabo de acionamento da embreagem. Com o decorrer do tempo, o duto por onde ele passa até o bloco do motor costuma acumular sujeira e fica bem pesado.
Periodicamente, faça uma verificação em suas condições e também troque se for necessário.
Ficando atento a esses itens mencionados acima, certamente você não terá problemas com sua embreagem e a diversão será sempre garantida em qualquer tipo de terreno.
Quer aprender mais sobre como manter a sua moto off road em excelentes condições? Confira nosso artigo tudo que você precisa saber sobre freios para motos off road.
Idário Café