Balasso Motorsport

Como cuidar da moto off road na quarentena

Como cuidar da moto off road na quarentena

Vivemos um período difícil desde o aparecimento do COVID-19. O mundo parou e, com ele, todas as atividades off-road. Da noite para o dia, todos os pilotos foram obrigados a se recolher em obediência às regras do isolamento e distanciamento social. Suas motocicletas foram desligadas e colocadas na garagem por tempo indefinido.  

Claro que a esperança geral é que tudo isso acabe o mais rápido possível e assim e todos possam voltar a praticar os esportes sobre duas rodas que tanto gostam. Mas como todos sabem, moto parada também “estraga”, afinal, a falta de uso faz alguns componentes entrarem em degradação e podem danificar o bom funcionamento do conjunto. Separamos algumas dicas importantes para você cuidar de sua moto durante esse período de Quarentena e deixá-la pronta para quando tudo for liberado novamente. 

Bateria 

Sempre que possível, ligue o motor para que a bateria não descarregue 100%. Vale lembrar que, da região sudeste para baixo , o inverno é mais intenso e isso faz com que as células dentro das baterias se comprimam e dificultam a retenção da energia. Além disso, o óleo fica mais denso, o que requer mais força para girar o motor durante a partida. 

Óleo 

Falando sobre óleo e motor, aproveite para fazer um troca de óleo lubrificante, bem como verificar o filtro de óleo que, com a moto parada (dependendo da moto..) pode ressecar.

Pneus 

Os pneus off-road também merecem atenção especial. Sem uso, eles costumam baixar a calibragem e, com o peso da moto sobre eles, podem deformar. Ainda pela questão do frio, é preciso ficar atento se não há rachaduras nas laterais dos gomos. Guardados por muito tempo, eles costumam endurecer e as vezes quebrar e basta uma leve acelerada para voar pedaços para todo lado. Isso pode com certeza acabar com a sua diversão em questão de metros dentro da pista ou da trilha. 

Combustível 

Como sabemos, a maioria dos combustíveis vendidos no Brasil são de qualidade duvidosa e sempre são misturados com aditivos, álcool e até mesmo água. Enquanto estamos com a moto em movimento, tudo está misturado. Mas quando fica muito tempo parada, como está acontecendo agora, é comum esses elementos decantarem e, normalmente a água fica no fundo do tanque. Quando o motor é acionado, ela vai direto para o sistema de injeção e aí começam os problemas graves. A nossa sugestão é que: se possível, esgote todo o combustível do tanque, e deixe a moto funcionar um pouco para que queime o que estiver nos dutos. Mas cuidado! Quando ela começar a falhar, desligue rapidamente para que o sistema de injeção não sofra alguma avaria por conta da pane seca. Se for uma moto mais antiga, com sistema convencional de carburadores, pode deixar até “apagar”.

Além dos tópicos acima, aproveite para revisar outros items

Além dos tópicos acima, aproveite esse tempo ocioso para revisar outros itens legais como: 

  • conferir o reaperto de todos os parafusos da moto sempre usando uma chave com torquímetro obedecendo os valores indicados no manual do fabricante; 
  • checar os aros e raios para ver se não estão tortos ou frouxos; 
  • conferir o guia de corrente se o plástico também não ressecou e  claro a suspensão. Sobretudo a dianteira, uma vez que os modelos mais novos costumam também usar um sistema pneumático. Algumas libras costumam baixar e comprometer a pilotagem. 

Aos poucos, as medidas de isolamento serão suspensas e certamente você poderá voltar a pilotar. Quando isso acontecer siga alguns procedimentos importantes como checar, freios, pastilhas, cabos flexíveis, calibragem de pneus antes de sair acelerando!

Outro conselho importante voltar a andar com calma, aumentando o ritmo gradativamente. Lembre-se que seu corpo ficou longe da moto por um bom tempo e por mais que sua mente não tenha esquecido de como se anda de moto, o preparo físico é primordial para se manter sobre a moto e garantir a diversão. Caso contrário, uma lesão séria pode te deixar ainda mais tempo sem acelerar.

Estas são algumas dicas importantes que podem fazer toda a diferença na hora de voltar a andar. 

Para fazer uma boa manutenção, confira nossas dicas no artigo Quais são as melhores marcas de acessórios e peças para moto Off Road? 

Idário Café

 

Como podemos ajudar?