É provável que, em algum dia de sua vida, você tenha deparado ao vivo ou por vídeos com alguém pilotando uma moto de trial e a pergunta logo surgiu em sua mente: “Que coisa mais estranha é essa tal moto de trial?” Apesar de muito estranha mesmo, foi ela que praticamente deu origem à maior parte das motos off road que conhecemos.
No início dos anos 20, no século passado, jovens pilotos ingleses pegavam suas motos e saiam em busca dos locais mais exóticos para chegarem com suas máquinas.
Eram estradas pesadas, com nenhuma pavimentação e dificuldades ímpares, como montanhas e pedras
Mais tarde, começaram surgir as motos enduro, que eram maiores, com rodas grandes, e que ganhavam melhorias a cada década, como novos modelos de suspensão, motores mais potentes, fortes e ciclísticos, para conseguir atender às necessidades dos pilotos durante a prática do esporte.
Hoje temos uma grande variedade dentro do off road: existem motos para as mais diversas finalidades, idades e práticas.
Pensando nisso, decidimos apresentar dois modelos interessantes e explicar a diferença entre eles: vamos falar sobre a moto trial e a moto enduro.
Tamanho
A primeira e mais aparente diferença entre a moto enduro e a moto trial é o tamanho.
As motos de enduro costumam ser grandes e altas, e têm em média cerca de um metro de altura com peso na casa dos 90 kg.
No caso das motos trial, a receita é bem diferente: elas são esguias, magras e levíssimas. Em geral pesam abaixo dos 70 kg e podem ser até carregadas pelos pilotos, caso haja necessidade.
Pneus
Os pneus da moto trial são mais pesados, não possuem uma curvatura lateral e utilizam calibragens baixíssimas. A ideia é que, ao transpor um obstáculo, o pneu se molde totalmente a ele, ainda que por um centésimo de segundos. Isso fará com que a tração aconteça na menor área de atrito possível.
Na moto enduro, por sua vez, a função do pneu é a mesma, mas com atrito bem menor, já que a velocidade com que se anda numa moto enduro é bem maior.
Para ambas as versões, os pneus costumam a ter cravos que vão garantir a tração e locomoção nos mais diversos terrenos.
Pilotagem
Além da estética, uma das características que mais chama a atenção na pilotagem do trial é a técnica e o equilíbrio para efetuar a pilotagem. Pode parecer fácil conseguir conduzir uma moto dessas, mas para tirar o menor proveito que seja, o usuário vai precisar dedicar um bom tempo ao aprendizado e descobrir como funciona todo o conjunto.
É possível, por exemplo, transpor um obstáculo com três vezes mais a altura da moto, mas isso requer muitas horas de treinamento até que os movimentos de ataques sejam precisos. Costuma-se dizer que cada metro ou obstáculo que se transpõem com um moto de trial, é como um “bote” perfeito de um animal, sempre sem margens de erro.
Muitas das técnicas do trial acabam sendo usadas no enduro. Quando as condições do terreno costumam ficar mais difíceis, mesmo com toda a força que as motos de enduro possuem, o que realmente vale é a técnica.
É comum alguns pilotos de hard enduro, que passam por terrenos íngremes, utilizarem a moto de trial para treinamento e apuração das técnicas de pilotagem.
Conforto
Enquanto as motos enduro são feitas para percorrer algumas dezenas de quilômetros, as motos trial foram formuladas para cumprir distâncias mais curtas, com obstáculos bem maiores.
No caso das motos de enduro, todas possuem bancos revestidos de capa e com uma boa espuma dentro. No caso das motos de trial, esse item simplesmente foi banido, pois na prática, o piloto fica em pé na maior parte do tempo.
Motorização
O motor é um dos itens que também traz muita identidade das motos de enduro e de trial.
Enquanto no enduro a prioridade é o despejo de potência e a velocidade, no trial a característica é a força em baixíssimas rotações.
Como precisam do máximo da força desde o primeiro movimento do acelerador, a potência total do motor está concentrada no giro mais baixo do motor. Apesar de franzinas e delgadas, as motos de trial podem ser consideradas tão fortes quanto um trator, sendo capazes de arremessar todo o conjunto à distância que o piloto queira ou necessite.
Distribuição de massa
Uma das coisas mais interessantes na construção das moto é o tempo que os projetistas levam para fazer com que o conjunto seja uniforme e que tenha uma distribuição visualmente agradável e tecnicamente eficiente.
No caso das motos trial, a ideia foi reduzir todo o peso excedente. Por isso, em geral, as motos de trial não carregam mais do que 4 litros de combustível, que são geralmente distribuídos no meio do chassis em formato de U.
Esse design contribui na total concentração da gravidade da moto o mais baixo possível. Nas motos de enduro, por sua vez, os tanques são bem grandes e capazes de carregar até 12 litros de combustível.
Há versões, inclusive, com tanques maiores que chegam até aos 18 litros.
A autonomia das motos de trial é bem menor, sendo assim compatíveis com tipo de terreno que se vai andar.
Aplicação
As duas versões de motos, tanto enduro quanto trial, são destinadas à prática de modalidades off road e seu uso é restritos a passeios e competições. Porém, existem alguns poucos países que permitem o uso de ambas no ambiente urbano.
Um bom exemplo disso é a Espanha, onde estão três das principais marcas fabricantes desses modelos. A GasGas, localizada em Girona e hoje sobre o comando da austríaca KTM é um dos maiores e mais antigos fabricantes tanto de motos de enduro como as de trial.
É comum ver os próprios funcionários da empresa irem de casa para o trabalho com motos dessas modalidades.
Isso acontece também com a Sherco e a Montesa (uma divisão da marca Honda).
Basicamente, as motos se distinguem nos detalhes que apresentamos acima, mas em ambas as versões o objetivo é sempre o mesmo: ir em busca de diversão e lazer, sempre acompanhado de precaução e equipamentos de segurança.
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Idário Café