Vários eventos foram vítimas da Pandemia causada pela COVID-19, e tiveram que reagendar seus calendários e adequar-se à nova situação do planeta. Entre eles, o Campeonato Mundial de Enduro foi obrigado remanejar todas as datas e locais.
Inicialmente seriam oito etapas, percorrendo oito países na Europa, iniciando em Portugal no mês de abril e encerrando na Alemanha na segunda quinzena de outubro.
Perante o cenário Mundial, a WEC-ABC, empresa responsável pela realização do evento, juntamente com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo), chegaram a um acordo para definir uma nova agenda de competições. As mudanças afetaram o número de etapas, que foram reduzidas para seis, e o ISDE (International Six Days Enduro), foi definitivamente cancelado e não deve acontecer em 2020.
O novo calendário do mundial de enduro 2020
A previsão é que a temporada aconteça durante o segundo semestre, com início previsto para ocorrer na França, entre os dias 18 e 20 de setembro. A cidade que servirá de palco para a primeira etapa é Réquista, ao Sul da do país, próximo a Toulouse. Sete dias depois, a caravana segue para a segunda etapa, nos dias 25 e 27/09, na Itália e os pilotos devem brigar pelos pontos em Spoleto, na região de Perugia, no centro da Itália.
O calendário segue para terceira etapa no início da segunda quinzena de outubro, exatamente entre os dias 16 e 18 na região Saxônia da Alemanha. A cidade escolhida é Zschopau.
O campeonato entra na reta final com mais duas datas. Entre os dias 06 e 08 de novembro, a comitiva segue para a Espanha, onde será realizada a 4a rodada na cidade Lalín, na região do extremo norte. Esta será provavelmente uma das etapas com mais distância para os pilotos percorrerem até chegar até a região do evento.
A grande final está agendada para os dias 13 a 15/11, em Marco de Canaveses, ao norte de Portugal, ao lado da cidade do Porto. Esta cidade seria o local de abertura da temporada 2020, mas acabou sendo o local de encerramento dos eventos da modalidade.
Além das datas alteradas, a novidade para este ano é que todas as etapas irão contar com as todas as categorias (exceto a Women, que acontece apenas na final) que são:
ENDURO OPEN (EO)
Enduro Open 2 tempos (O2)
Enduro Open 4 Tempos (O4)
Enduro Open Sênior (OS) – (acima dos 40 anos no dia 1/1/2020)
Time Clube (formado por 3 pilotos)
SENIORS
Enduro 1 (E1): acima de 250cc 2 e 4 Tempos
Enduro 2 (E2): motos entre 250cc e 450cc 4 tempos
Enduro 3 (E3): motos entre 250cc 2 tempos e 450cc 4 tempos
Enduro GP (EGP): ranking baseado entre os seis melhores resultados das categorias (E1-E2-E3)
JUNIORS
Idade Limite de 23 anos
Junior 1 (J1): até 250cc 2 tempos e 4 tempos
Junior 2 (J2): 250cc 2 tempos e 4 tempos
YOUTH
Idade limite de 21 anos
WOMEN
Para as mulheres (com apenas uma etapa disputada na grande final )
O Brasil vai estar presente!
Um grande motivo para ficar de olho no Mundial de Enduro este ano é a participação do piloto brasileiro Bruno Crivilin. Ele vai fazer parte da equipe do piloto italiano Alex Salvini, e competirá na categoria J1, para pilotos até 23 anos. Com as mudanças de calendário, o piloto vai conseguir participar de todas as etapas do Mundial de Enduro e também de todas do Campeonato Brasileiro, onde busca o bicampeonato na categoria principal.
Confira o novo calendário
18 a 20/09 – Réquista (França)
25 à 27/11 – Spoleto (Itália)
16 à 18/10 – Zschopau (Alemanha
06 à 08/11 – Lalín (Espanha)
13 à 15/11 – Marco de Canaveses (Portugal)
Idário Café